200 toneladas de uvas, com destinado a vários produtores da região da Bairrada, foram fiscalizadas, numa operação que se realizou no passado mês de setembro, pela Unidade Regional do Centro da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, em colaboração com a Comissão Vitivinícola da Bairrada. Não foram detetadas quaisquer infrações.

Os dados, remetidos esta semana ao «Bairrada Informação», remontam a uma operação de controlo que se realizou, no passado mês de setembro, em plena época das vindimas, na região da Bairrada. O objetivo, e segundo a Inspetora Chefe da Divisão de Informação Pública da Unidade Nacional de Operações da ASAE, Ana Oliveira, foi a de «garantir e aferir a qualidade das uvas e a sua origem, bem como assegurar o cumprimento dos requisitos legais no transporte das uvas e respetivos documentos de acompanhamento, tendo sido fiscalizados cerca de uma centena de veículos».

«Foi verificado o transporte de mais de 200 toneladas de uvas, com destino a vários produtores de vinho da região da Bairrada, quer nas instalações dos mesmos, quer no percurso até às instalações de vinificação, sendo que, neste último caso, a ASAE contou igualmente com a colaboração da GNR, não tendo sido detetadas quaisquer infrações», adianta ainda Ana Oliveira, explicando que «a ação desenvolvida com a Comissão Vitivinícola da Bairrada integra-se no corolário do protocolo de colaboração celebrado em 2018 entre ASAE e aquela Comissão, com o objetivo comum de assegurar o cumprimento da legislação do sector vitivinícola».

A inspetora chefe esclarece ainda que, no mês de agosto, igualmente na região da Bairrada, «a ASAE procedeu à apreensão, num empreendimento turístico e respetivo armazém, de 1038 garrafas de vinho branco e tinto, no valor total de 24.776 euros, destinados a ser consumidos no restaurante do empreendimento e para venda ao público. Estes vinhos ostentavam na sua rotulagem o ano de colheita, sem a aprovação por um organismo de controlo».

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de Arquivo com Direitos Reservados