O Pavilhão Municipal do Luso será palco, no próximo mês de dezembro, de uma nova competição no calendário nacional de hóquei em patins (seniores masculinos) intitulada Taça 1947, que pretende evocar a data em que Portugal conquistou, pela primeira vez, os títulos de Campeão do Mundo e de Campeão da Europa, desta modalidade, num jogo que decorreu no Pavilhão dos Desportos (Carlos Lopes), em Lisboa.
José Prazeres, treinador da seleção portuguesa, os guarda-redes Cipriano Santos e Correia dos Santos, o capitão Olivério Serpa e os jogadores Emídio Pinto, Correia dos Santos, Jesus Correia, Álvaro Lopes, Sidónio Serpa e António Soares foram, na manhã de ontem, relembrados no Salão Nobre dos Paços do Município da Mealhada, como o plantel que fez história a 23 de maio de 1947.
«Somos muito do que estes homens foram e fizeram em 47», começou por dizer Luís Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal, acrescentando que «Portugal apresentou ao mundo uma nova maneira de se jogar que se baseava na velocidade».
O dirigente congratulou-se, não só pelo momento histórico que a modalidade vai viver, mas também por ser realizar no concelho da Mealhada. «Desde 2003 que nos sentimos aqui em família e em pleno contexto de casa», elogiou Luís Sénica, garantindo que «a pandemia tem limitado a capacidade de se viver, mas não a de se sonhar!». «Esta prova está a ser lançada e estamos convencidos que vai ser jogada», continuou, concluindo que vão existir duas Taças (réplicas de 1947): a mais pequena entregue à equipa vencedora e a maior destinada ao clube que ganhar três vezes consecutivas ou seis interpoladas.
Satisfeito com a escolha do local para a realização deste competição estava também Rui Marqueiro, presidente da Autarquia da Mealhada, que afirmou que a Câmara, o Grande Hotel do Luso e a Federação estão em consonância para garantir que «tudo se fará cumprindo todas as condições de segurança impostas nessa altura, havendo ou não público».
A Taça 1947 terá a participação das oito melhores equipas portuguesas no final da primeira volta do Campeonato Nacional. Os quartos-final realizar-se-ão nos dias 9 e 10 de dezembro, às 12h00 e 16h30; as meias-finais a 12 de dezembro, com jogos às 11h00 e às 15h00; e a Final, no domingo, 13 de dezembro, às 15h00.
Os sete jogos terão transmissão televisiva n’A Bola TV e através de «streaming» da FPP TV. «Terá transmissão no nosso país, em África e todos os países da Europa, mas também no Chile e na Argentina. Será uma grande divulgação do hóquei português», concluiu Luís Sénica.
Mónica Sofia Lopes