O designer mealhadense João Almeida, de 34 anos, foi o vencedor do concurso municipal na Mealhada para denominação e imagem do Sistema de Bicicletas Partilhadas de Mealhada. «BipBip – Mealhada Bikesharing» foi a proposta escolhida, pelas centenas de pessoas que votaram, tendo conquistado 20,4 por cento dos 465 votos registados no website do Município, na fase de votação que decorreu de 9 a 18 de outubro.

A proposta vencedora, da autoria de João Almeida, é, e segundo um comunicado de imprensa da Autarquia, «inspirada na famosa personagem dos desenhos animados Looney Tunes, conhecido por caminhar de uma forma rápida e silenciosa, assemelhando-se à prática de andar de bicicleta. Por outro lado, ao desconstruir a palavra BIP, o designer associa a expressão “BipBip” às iniciais de “Bicicleta Partilhada”».

«O logótipo apresenta um design simples e de fácil leitura, ilustrando a “poeira” ou “vento” levantado pelo Looney Tunes. A cor – verde – representa a cor do Município da Mealhada, mas é também conotada com natureza, saúde, liberdade, juventude e vitalidade», lê-se ainda no documento.

Ao nosso jornal, João Almeida garantiu estar «felicíssimo» com a escolha da proposta. «“BipBip” foi criado com a ideia de ficar facilmente na cabeça dos mealhadenses na associação do nome com o serviço prestado, com simplicidade e concisão», explicou o jovem, agradecendo a todos(as) aqueles(as) que votaram na sua proposta. «Fico contente por terem estado a votação seis propostas. É sinal de que há futuros profissionais que se importam com o futuro do design e com o nosso concelho», acrescentou João Almeida, enfatizando o seu entusiasmo «por todas as fases de conceção do logo, desde a ideia ao resultado final», que contou com «a preciosa ajuda» da esposa Rita Fernandes.

João Almeida iniciou o seu percurso na área do design em 2001 na ARCA Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra, no curso profissional de Design Industrial, seguindo, depois, a área de Design de Comunicação na ARCA Escola Universitária das Artes de Coimbra. Já trabalhou em várias empresas de publicidade nos concelhos de Mealhada, Mira, Águeda e Anadia, estando, neste momento, a trabalhar na empresa DeBastos, situada no Canedo (Pampilhosa). A nível individual, há mais de dez anos que trabalha como freelancer, nomeadamente, ao nível do design para escolas de samba.

Das diversas propostas remetidas ao concurso municipal houve ainda duas menções honrosas atribuídas à «meGo – think green», a segunda proposta mais votada, da autoria de Miriam Vieira, Francisco Robalo, Helena Lourença e Daniel Assunção, e à proposta «MeaBike-is your bike», a terceira mais votada, da autoria de Ana Marques, Hélder Sousa, Miriam Gomes, e Alexandre Ferreira.

O Concurso de Ideias para a Denominação e Layout da Bicicleta Partilhada de Mealhada é promovido pela Câmara Municipal de Mealhada no âmbito do «Mealhada Bike Lab – laboratório para a bicicleta» e é financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Aviso n.º 7779/2020.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados