330 prémios no valor de 50 euros cada um e três de 500 euros foram atribuídos a clientes que compraram nos 165 estabelecimentos, espalhados por todo o concelho da Mealhada, que aderiram à Tômbola Comércio Local, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira, com o apoio da Autarquia da Mealhada, e que esteve em vigor durante os meses de julho, agosto e setembro. Ontem, realizou-se o último sorteio tendo o prémio de 500 euros saído a um(a) cliente do estabelecimento Flor’Art, na vila da Pampilhosa.

Milhares de senhas foram sendo depositadas, nos últimos três meses, numa tômbola gigante, «estacionada» no edifício da Câmara da Mealhada, e que, ao final da tarde de ontem, girou pela terceira vez, colocando, assim, termino à iniciativa Tômbola Comércio Local. «O balanço é bastante positivo e isso comprova-se pelo facto de muitos dos comerciantes terem aderido à iniciativa já no decorrer da mesma. Para além do impulso que quisemos dar, depois dos estabelecimentos terem estado encerrados durante várias semanas, foi também mais uma oportunidade dos comerciantes fidelizarem clientes que comprando nestas lojas sabiam que tinham direito a senhas de acesso ao concurso», referiu Sofia Martins, da direção da ACIBA, garantindo que o projeto só foi possível «com o apoio financeiro da Autarquia – 20 mil euros (para prémios, senhas e aquisição da tômbola) – e o logístico das seis Juntas de Freguesia, que deram uma enorme ajuda no contacto com os empresários locais, assim como na entrega e recolha das senhas».

Para Guilherme Duarte, vice-presidente do Município da Mealhada, a iniciativa «superou as expectativas, até pela a adesão que houve por parte dos comerciantes e responsáveis dos serviços locais».

Segue-se agora a Tômbola de Natal que, em 2020, seguirá os moldes da iniciativa levada a cabo nos meses de Verão, e estará disponível para a adesão de todos os comerciantes, quer sejam ou não associados da ACIBA. «Continuamos a nossa aposta na promoção das compras no comércio local, alargando a iniciativa a todos os comerciantes face à situação pandémica que estamos a viver», enfatiza Sofia Martins.

A Tombola de Natal estará em vigor de 1 de dezembro de 2020 a 6 de janeiro de 2021 e poderão participar todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e restauração sedeados no concelho da Mealhada. Por cada 15 euros em compras é atribuída uma senha ao cliente (num máximo de seis senhas por compra), que deverá ser devidamente preenchida e depositada na gigante tombola situada à entrada do edifício dos Paços do Concelho.

O sorteio realizar-se-á no dia 19 de janeiro e o apoio da Autarquia da Mealhada – de três mil euros -, para fazer face a logística e ao valor dos prémios, foi aprovado, por unanimidade, pelo executivo mealhadense. Na ocasião, e face à usual estimativa do valor que se gera em compras pelo número de senhas depositadas na tômbola, Hugo Silva, da coligação «Juntos pelo Concelho da Mealhada», afirmou: «Temos que perceber o impacto real destas campanhas no município, caso contrário estamos a ver números vazios».

 

Mónica Sofia Lopes