«Nascia em 1971, o Carnaval da Mealhada… Conta-nos a história que, no Domingo Magro, chega à Estação de Caminhos de Ferro o então apelidado Rei Momo». O concelho da Mealhada reviveu, recentemente, este momento com a divulgação pública da mascote do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada – o Rei Momo. A iniciativa contou com o apoio da atriz e cantora Luciana Abreu, Rainha do Carnaval de 2020, que aceitou associar a sua imagem a um vídeo, promovido pela Associação de Carnaval da Bairrada, que assinalou os 25 anos do Festival de Samba, um evento de renome nacional no mundo do samba e que, este ano, ficou privado de se realizar pela situação pandémica.

«O Rei Momo é, já há várias décadas, um personagem eleito e aclamado que faz parte da corte do Carnaval do Rio Janeiro e de tantos outros pelo Brasil fora. O alegre folião Carioca, do longínquo ano de 1971, é coroado rei na Bairrada, representando a raiz do nosso Carnaval, trazendo até aos dias de atuais um pouco daquilo que nos fez chegar até aqui». É assim que Inês Machado descreve a mascote da sua autoria e que foi construída por «Miss Suzie», antiga carnavalesca da ACB, com a assistência de Secundino Lima, Victor Gonçalves, Sara Peterson e Cristian Reis.

Uma mascote que percorreu diversos locais do município da Mealhada, de braço dado com a figura mediática nacional, Luciana Abreu. O motivo? Assinalar os 25 anos do Festival da Samba da Mealhada, uma festa reconhecida em todo o país, por ser a primeira, depois do período estival, a dar o arranque para os preparativos do Carnaval do ano seguinte e que junta escolas de samba de vários pontos do país. «Num ano atípico e inédito como o atual, a equipa da ACB decidiu unir, motivar e incentivar todos os “atores” da história do nosso Carnaval, comemorando e honrando, da melhor forma possível, estes 25 anos de Festival de Samba e os 50 anos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada», lê-se numa nota da Associação de Carnaval e que se refere a um vídeo que foi tornado público nas redes sociais no passado dia 26 de Setembro.

As filmagens, que contaram com elementos das quatro escolas de samba – Batuque, Tijuca, Imperatriz e Mangueira -, passaram pelo Palace do Buçaco, Câmara da Mealhada, Parque da Cidade, Grande Hotel de Luso e Cineteatro Messias. «Para mim é um privilégio continuar a fazer parte desta família (ACB), que está de parabéns por ter tido a capacidade de contornar a situação atual em que vivemos», referiu, ao «Bairrada Informação», Luciana Abreu, acrescentando ser «uma honra poder partilhar a minha com a vossa alegria».

E a autarquia mealhadense também aplaude a iniciativa. «Estão de parabéns as escolas e a Associação de Carnaval que impossibilitados de realizar a habitual festa, não deixaram de festejar, de forma inteligente e atual, a efeméride», referiu Nuno Canilho, na última reunião de executivo.

A apresentação do Rei Momo dá o arranque para os festejos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada de 2021 que, apesar de não se realizarem como habitualmente, serão marcados por uma Gala dos 50 anos do Carnaval da Mealhada, pelo lançamento de um livro e de um hino e ainda pela realização de uma exposição.

 

Mónica Sofia Lopes