O Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra (CIED RC), cuja entidade promotora é a CIM Região de Coimbra e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) promovem um debate sobre “Discurso sobre o Estado da União Europeia” no próximo dia 16 de setembro, pelas 10H00, na FEUC.

O programa, promovido pelo curso de verão “Intervir na Região em Tempos de Crise” realizado no âmbito da Plataforma Coimbra2030, consiste na visualização do Discurso da União 2020 pela Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, mesas redondas moderadas por representantes das instituições e a intervenção de Eurodeputados ex-alunos/as e docentes da Universidade de Coimbra, via videoconferência em directo da sessão plenária do Parlamento Europeu em Bruxelas.

A sessão conta ainda com a participação do Jorge Brito, Gestor do CIED RC e Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, Bernardo Fazendeiro, Luís Moura Ramos e Margarida Mano, todos Docentes da FEUC.

Todos os anos, em setembro, o presidente da Comissão Europeia profere um discurso no Parlamento Europeu sobre o estado da União, onde faz o balanço das realizações do ano anterior e dá a conhecer as prioridades para o ano seguinte.

Nesse discurso, apresenta também a forma como a Comissão tenciona fazer face aos desafios mais prementes da União Europeia, bem como ideias para moldar o futuro da UE.

Todos os/as cidadãos/ãs estão convidados a dar o seu contributo sobre o Discurso através do seguinte link https://bit.ly/3k498RJ

 

 

Fonte: Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra