O Plano de Organização do ano letivo 2020-2021 para os 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas da Mealhada, em regime presencial, foi aprovado, por unanimidade, em reunião extraordinária do conselho geral, que se realizou na passada segunda-feira.

No documento a que o «Bairrada Informação» teve acesso, das medidas previstas em contexto de sala de aula destacam-se o facto «de as aulas de cada grupo-turma decorrerem sempre na mesma sala, ocupando cada aluno sempre o mesmo lugar», «os professores devem autorizar os alunos a deslocarem-se aos lavados em caso de necessidade, pois os mesmos encontrar-se-ão encerrados durante os intervalos», e «antes de abandonarem a sala de aula, os alunos devem higienizar o respetivo local (mesa e cadeira), utilizando para o efeito solução higienizante e o papel disponível na própria sala».

«Os alunos devem ser pontuais na hora de chegada à escola, respeitando o respetivo horário por forma a reduzir a concentração na entrada, deslocando-se sempre com o devido distanciamento (dois metros, no mínimo) entre si e respeitando a sinalética do percurso», lê-se no mesmo documento, que esclarece que à entrada, «é obrigatória a desinfeção das mãos com solução antisséptica de base alcoólica» e que «o aluno, professor ou assistente deve trazer máscara de proteção individual colocada», caso isso não aconteça «ser-lhe-á disponibilizada máscara cirúrgica descartável, de uso obrigatório durante a respetiva permanência».

«Ao entrar no edifício, o aluno deve dirigir-se de imediato para a respetiva sala e tomar o respetivo lugar, respeitando a sinalética de percurso e distanciamento de proteção», enfatiza o documento, aprovado em conselho pedagógico no passado dia 2 de Setembro, que acrescenta que «os horários de refeição serão planificados, estando os alunos obrigados a observar o horário divulgado, bem como as demais instruções no local». Os bufetes (bares) estarão encerrados.

Conclui ainda o documento que, em caso de encerramento das escolas determinado pelas autoridades competentes, as mesmas funcionarão em regime E@D, ativando-se de imediato o Plano Organizacional AEMealhada/E@D.

A calendarização do início do ano letivo no Agrupamento de Escolas da Mealhada está disposta da seguinte forma: dias 14 e 15 de setembro, realizam-se as reuniões com os encarregados de educação do Pré-escolar, através da plataforma Teams. A 16 de Setembro, dar-se-á a receção das crianças do Pré-escolar nos respetivos Jardins de Infância, assim como a receção aos alunos e encarregados de educação do 1.º Ciclo. No mesmo dia, realiza-se também a receção aos alunos e encarregados dos restantes anos de escolaridade, mas através da plataforma Teams.

O início das atividades letivas, presenciais, para todos os anos de escolaridade, está agendada para o próximo dia 17 de setembro.

 

Mónica Sofia Lopes