O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, sugeriu à Câmara da Mealhada manter o atual conselho diretivo da Fundação Mata do Bussaco, presidido por António Gravato, até final do ano corrente de 2020. Uma decisão aprovada pela maioria do executivo camarário, liderado por Rui Marqueiro, e que mereceu os votos contra dos três vereadores da oposição.

O presidente da Câmara da Mealhada já tinha manifestado, em julho passado, ao ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, de que não iria nomear um novo presidente para o conselho diretivo da Fundação – António Gravato terminou prorrogação de mandato em Agosto -, alegando não concordar com o atual Decreto-Lei n.º 58/2014, que impede o Estado de financiar a Mata do Bussaco, uma crítica que, aliás, faz já há vários anos.

Agora, na carta remetida à Autarquia, João Paulo Catarino informa que o Gabinete que dirige «se encontra a trabalhar numa proposta de alteração ao referido Decreto-lei, no âmbito da qual procuraremos rever o modelo de governança da Fundação Bussaco, em especial da composição do seu conselho diretivo». E em prol disso, sugere que o órgão «se mantenha em funções até à conclusão da revisão do mencionado diploma», que pretende «concluir e aprovar até ao final do corrente ano».

A medida foi aprovada, por maioria, com os quatro votos a favor de Rui Marqueiro, Guilherme Duarte, vice-presidente da Autarquia, e dos vereadores Arminda Martins e Nuno Canilho; contra os três votos desfavoráveis dos vereadores da coligação «Juntos pelo Concelho da Mealhada» – Adérito Duarte, Sónia Branquinho e Sara Ferreira. Para a oposição a presidência de António Gravato deveria manter-se até às eleições autárquicas de 2021, uma posição que levou Guilherme Duarte a questionar: «São contra o mandato até final do ano, mas são a favor até final de mandato?».

Já Nuno Canilho defendeu que «a promessa de mudança de lei está a ser feita no sentido de ir ao encontro das pretensões» ansiadas pelo executivo.

 

Mónica Sofia Lopes