A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e o Município da Mealhada apresentam o mapa / roteiro temático alusivo às Invasões Francesas na Região de Coimbra elaborado sobre a chancela da Revista National Geographic, no próximo dia 12 de agosto, pelas 10H30, no Convento Santa Cruz do Bussaco, na Mealhada, e conta com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

 

Programa

10H15 – Receção aos participantes

10H30 – Boas vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Mealhada, Rui Marqueiro

10H35 – Apresentação dos projetos em torno da temática das Invasões Francesas na Região de Coimbra pelo Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito

10H55 – Apresentação do Mapa – Roteiro das Invasões Francesas pela National Geographic

11H00 – Colaboração do Exército na elaboração do Mapa – Roteiro das Invasões Francesas, pelo Coronel Luís Albuquerque

11H15 – Encerramento

  • Vice-Presidente da CIM Região de Coimbra, Carlos Monteiro
  • Ministra da Cultura, Graça Fonseca

 

Recorde-se que o território da CIM Região de Coimbra tem várias histórias e marcas deixadas pelas Invasões Francesas (sobretudo na terceira invasão, entre 1810 e 1811). Esta temática está a ser estruturada neste território em várias etapas e dimensões geográficas nacionais e internacionais.

Aproveitando a vasta recolha documental já realizada no âmbito do projeto, a CIM Região de Coimbra apresenta o resultado deste trabalho num Mapa Temático com a chancela da National Geographic integrado num trabalho jornalístico sobre o tema para que o leitor e potencial visitante compreenda que os acontecimentos não se limitaram ao reconhecido episódio da Batalha do Buçaco e às guerrilhas da retirada, tendo tido também impactos nos 19 municípios que constituem a CIMRC.

Este é um importante marco para a consolidação do desenvolvimento deste recurso turístico que está a ser trabalhado no sentido de o tornar num produto turístico diferenciador, sustentado ainda por ações complementares a esta, como a sinalização dos principais pontos de interesse e a implementação de soluções de realidade aumentada e virtual nas infraestruturas de apoio ao visitante.

Este momento reveste-se de especial importância no ano em que se assinalam as comemorações dos 210 Anos da Terceira Invasão Francesa, sendo basilar para a estruturação e valorização deste importante legado do património cultural desta Região em ativo turístico.

Este acontecimento marca ainda os 392 anos do início da construção do Convento Santa Cruz do Bussaco.

 

 

Fonte: Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra

Imagem com Direitos Reservados