A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) acionou ontem, 17 de julho, o sistema de aviso preventivo por SMS com o objetivo de informar os cidadãos para a situação de risco extremo de incêndios rurais.

Esta medida decorre da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho – do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro – para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais em 10 distritos – Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro – e da Declaração da Situação de Alerta declarada pelos Ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática.

 

O SMS foi enviado pelas operadoras móveis com início às 09:00 horas. A mensagem da ANEPC, enviada em português e inglês, foi a seguinte:

Risco extremo de incendio rural. Fique atento. Proibido o uso do fogo. Em caso de dúvida: 800 246 246 ou www.prociv.pt / ANEPC

 

A Situação de Alerta abrange o período compreendido entre as 00h00 horas do dia 17 de julho e as 23h59 horas do dia 19 de julho.

 

 

Fonte: http://www.prociv.pt/pt-pt/Paginas/default.aspx

Imagem de Arquivo