As Eco-Escolas Centro Escolar de Arcos, Escola Básica e Secundária de Anadia e as Escolas EB1 da Moita e de Vila Nova de Monsarros estão a participar no concurso nacional “Poster Eco-Código 2020”, do Programa Eco-Escolas promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com o apoio do Município de Anadia.

Cada uma destas Eco-escolas do concelho de Anadia realizou um trabalho, onde, através de várias mensagens, alertam a comunidade para a preservação e a sustentabilidade do meio ambiente.

A votação decorre online na página de Facebook Eco-Escolas até ao próximo dia 15 de julho. Serão premiados os três trabalhos com maior número de gostos.

O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas, através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.

O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.

O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola. Todas as escolas candidatas à Bandeira Verde devem ter o seu Eco-Código divulgado na escola, preferencialmente no Regulamento interno.

A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster, visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar.

 

 

Fonte: Município de Anadia