Natural de Coimbra, mas com infância e toda a juventude passadas na Mealhada, Cecília Matos rumou à pequena cidade de Macclesfield, no Reino Unido, em busca «de uma qualidade de vida melhor e de uma progressão na carreira». Durante muitos anos ligada ao ramo da hotelaria, hoje, a jovem é esteticista em Inglaterra, um país com o qual, garante, «identificar-se».

Hoje tem 39 anos, mas recorda a Mealhada, «a vila pequena, onde toda a gente sabe o teu nome, quem são os teus pais e onde tens os amigos de longa data». Foi ali que fez todo o seu percurso académico até ao 12.º ano, altura em que abraçou a primeira experiência profissional, como rececionista, no Grande Hotel da Curia e mais tarde no Hotel das Termas da Curia, onde esteve até «aventurar-se nos navios».

«Estive embarcada no Princess Cruises, onde naveguei pelas Caraíbas», recorda, ao «Bairrada Informação», Cecília Matos, desvendando que, meses mais tarde, decidiu «atracar» em Inglaterra, país onde casou e teve um filho. Foi há onze anos… «Queria uma qualidade de vida melhor e progredir profissionalmente», confessa-nos a mealhadense.

«A minha experiência em Inglaterra é pacifica e tranquila. O que eu gosto mais neste país é que uma pessoa é aquilo que pretender ser na vida. Há muito mais oportunidades!», garante Cecília Matos, que elogia a pacata cidade de Macclesfield: «Eu gosto de meios pequenos e rurais e aqui as pessoas são simpáticas e acolhedoras».

E se inicialmente a adaptação «foi difícil e só pensava em regressar a Portugal», hoje as coisas são bem diferentes. «Habituei-me, passei a gostar e agora identifico-me com a maioria da cultura deste país», referiu ainda, numa altura em que abdicou da sua profissão de rececionista em prol da criação de «uma microempresa na área da estética e beleza».

A Portugal só vem de férias, «no mínimo uma vez por ano», país ao qual não pensa em regressar para viver. «Sinto imensas saudades da família e da comida», garantindo, contudo, que «é uma questão de hábito» lidar com os sentimentos e a ausência.

Nos tempos livres, Cecília Matos gosta «de ver séries na televisão» e passar fins-de-semana, com o companheiro e o filho Louis, numa caravana que adquiriu no País de Gales.

 

 

PERFIL

Nome: Cecília Matos

Idade: 39

Naturalidade: Coimbra

Profissão: Esteticista

 

 

Onde fica Macclesfield?

Macclesfield é uma pequena cidade britânica, situada a Noroeste de Inglaterra entre Liverpool e Manchester. Foi localizada no condado de Cheshire, na Inglaterra.

A cidade é conhecida por ser o local onde nasceram ou moram pessoas ilustres do mundo da música: John Mayall, Ian Curtis, Stephen Morris. Gillian Gilbert e Blake Richardson.

 

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias com Direitos Reservados