A atual crise provocada pelo vírus COVID-19, irá marcar, definitivamente, o futuro das pessoas e das organizações, em particular no que diz respeito à aceleração da sua transformação digital.

Esta transformação é um processo pelo qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar a visibilidade e garantir mais e melhores resultados. Significa uma mudança estrutural, onde é atribuído um papel essencial à tecnologia, em que, apesar de se tornar um desafio muito mais ao nível da gestão, novas oportunidades de mudança e evolução irão surgir.

Novas pessoas e novos públicos serão alcançados, os produtos e serviços existentes serão ampliados e a economia circular assumirá particular destaque. A criação de recursos digitais para aumentar a utilidade de um produto ou serviço físico é algo que entrará, definitivamente, na cultura empresarial e trará resultados eficientes.

A relação com os clientes irá sofrer alterações substanciais, pois a tecnologia vai proporcionar novas formas de ligação destes com as empresas, aumentando a exigência e o rigor, onde a própria avaliação dos clientes será mais valorizada, superior à própria publicidade em si mesma, constituindo, dessa forma, um fator determinante para o sucesso.

Com o consequente aumento da competitividade e o poder de decisão cada vez mais na posse do consumidor, a experiência a ele proporcionada será fundamental para atrair e fidelizar o mesmo, e a segmentação do público com base em ferramentas analíticas será ainda mais valorizada.

Por isso, simplificar o processo de venda será crítico, pois as organizações enfrentarão clientes mais exigentes em todo o processo, desde a escolha até à realização da compra, e os estudos mais recentes indicam que o volume de dados continuará a crescer, o que significa que adiar esta mudança é demasiado arriscado.

Apostando na comunicação adequada, com uma estratégia bem definida, assente nas melhores práticas de sustentabilidade e implementando as medidas de segurança adequadas às ameaças transnacionais emergentes, daremos o salto que ambicionamos, enfrentaremos a crise e teremos a capacidade de nos reinventarmos para vencemos mais um desafio global.

 

Artigo de Carlos Franco, Consultor

Imagem de capa de geralt (https://pixabay.com/pt)