Portal da Queixa analisou as reclamações recebidas durante os 45 dias em que vigorou o estado de emergência em Portugal. Foram registadas pelos consumidores portugueses perto de 20 mil reclamações (19.772), um aumento de 90% face ao período homólogo (10.367). Deste total de reclamações recebidas no período em análise, 25% (5.122) estão relacionadas com a pandemia de Covid-19 e 5% (999) referem-se a queixas sobre burlas e fraudes online, um ritmo de 22 reclamações por dia.

Só em abril, a maior rede social de consumidores de Portugal, bateu qualquer recorde, ao registar um ritmo de 450 reclamações por dia, num total mensal de 13.439 queixas. Segundo dados disponíveis publicamente, o Portal da Queixa registou, no mês passado, o triplo das reclamações efetuadas no Livro de Reclamações Eletrónico (4.625) e mais de quatro vezes as efetuadas nas plataformas das associações de consumidores.

Com o objetivo de identificar as alterações comportamentais dos consumidores durante os três períodos do estado de emergência que vigorou em Portugal, a equipa do Portal da Queixa decidiu analisar à lupa os dados estatísticos gerados na sua plataforma pelos portugueses no âmbito das suas práticas de consumo.

Ao longo dos 45 dias, destacaram-se no ranking das categorias com maior número de reclamações: Comércio eletrónico (2643); Correio, Transporte e Logística (2533); Operadoras de TV, Net e Telefone (1563); Reservas de viagens e estadias de férias (1000) e Serviços e Administração Pública (988).

De acordo com o Portal da Queixa, face às reclamações apresentadas durante o primeiro período do estado de emergência – de 22 de março a 2 de abril –, o comportamento dos consumidores refletiu: inúmeros pedidos de reembolso de viagens e estadias de férias, uma forte adesão aos supermercados online e o exponencial aumento da utilização de tecnologia de comunicação (internet). No top 25 das marcas mais reclamadas pelos portugueses, os cinco primeiros lugares pertenceram à: eDreams; CTT e CTT Expresso; MEO; Uber Eats e NOS.

O primeiro período do estado de emergência, na sequência das medidas de combate à Covid-19, foi talvez o mais demonstrativo das necessidades dos consumidores na nova realidade em que se viram envolvidos. Ficando as viagens e estadias fora de rota nos próximos tempos, os consumidores portugueses correram às companhias aéreas, agências de viagens e sites de reservas, numa tentativa desesperada de conseguirem reaver o valor despendido com a marcação de férias. Também o setor das operadoras de telecomunicações viu o número de reclamações recebidas aumentar de 353 para 542 (53%), nos 15 dias do primeiro período, face aos 15 dias anteriores. Dificuldades com a prestação do serviço de tv e internet, foram as principais razões que levaram os consumidores a reclamar. Os supermercados online também demonstraram muitas dificuldades para darem resposta à massiva procura dos consumidores, que optaram por se abastecer online, colocando uma enorme pressão na logística de empresas como o Auchan e o Continente que, durante este período inicial de adaptação, viram as suas reclamações aumentarem mais de 185%, face ao período que antecedeu o início do confinamento obrigatório. As dificuldades de acesso aos supermercados online, os tempos de espera pelas encomendas e a falta de stocks de produtos, foram os motivos principais relativos a este aumento.”, analisa Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

No segundo período do estado de emergência – de 3 de abril a 17 de abril –, o reflexo do comportamento dos consumidores no Portal da Queixa evidenciou novos hábitos adaptados à realidade: um aumento abrupto das vendas através do comércio eletrónico que gerou o colapso na resposta das empresas de logística e entrega de encomendas; uma grande procura por equipamentos de tecnologia, como computadores e impressoras, para fazer face ao teletrabalho e telescola, e de produtos de estética e cabeleireiro, na sequência do encerramento dos salões de beleza. Este segundo estado de emergência demonstrou ainda que as entregas de alimentação ao domicílio vieram para ficar.

Segundo Pedro Lourenço, “a grande explosão aconteceu no comércio eletrónico, onde foram registados aumentos na ordem dos 109% em quase todos os setores do retalho, desde tecnologia, vestuário, bricolage, etc. Contudo, a maior subida face ao primeiro período do estado de emergência, registou-se na procura de produtos de cosmética e cabeleireiro (232%), demonstrando claramente que os consumidores souberam adaptar a procura para o ambiente digital, o que criou, por sua vez, enormes dificuldades de gestão das encomendas e entregas dos produtos. As marcas como os CTT e CTT Expresso – que há muito que são uma presença assídua no Top 5 das mais reclamadas, pelas dificuldades que vêm a demonstrar relativamente à capacidade de entrega em momentos de exponencial crescimento da procura -, durante o segundo período do estado de emergência, dividiram o pódio das reclamações com o seu principal concorrente – a DPD. 

Também as queixas geradas no setor da entrega de alimentação ao domicílio assumiram uma posição de grande destaque, com marcas como a Uber Eats e a Glovo. As entregas não efetuadas por dificuldade de identificação do local pelo estafeta e cobranças efetuadas sem o produto entregue foram as queixas mais frequentes.”

No último e terceiro período do estado de emergência – 18 de abril a 2 de maio –, as marcas foram testadas ao limite com o comércio eletrónico a registar volumes nunca antes registados. Neste período, para os consumidores em confinamento, as lojas online e marketplaces passam a ser a ida ao shopping, mas abrem porta aos perigos relativos a burlas e esquemas de fraude na utilização das soluções de pagamento digitais. As entregas de encomendas continuaram a ser o calcanhar de Aquiles no setor do retalho.

“Se já não existiam dúvidas, pela quantidade de reclamações relativas ao atraso das entregas das encomendas, no terceiro período do estado de emergência, foi possível confirmar que a grande maioria das compras efetuadas pelos consumidores portugueses foi online. Neste sentido, o setor do comércio eletrónico, voltou a registar um aumento do número de reclamações na ordem dos 55%, face aos 15 dias anteriores relativos ao estado de emergência. As moratórias dos créditos solicitados pelos consumidores aos bancos e financeiras, marcaram também este último período do estado de emergência, representando um aumento de 16% nas reclamações apresentadas. Falta de resposta e recusa de aplicação do decreto de lei, foram as principais reivindicações dos consumidores relativamente às instituições bancárias.”, revela o CEO do Portal da Queixa.

 

Na opinião de Pedro Lourenço, verificar a gradual alteração comportamental dos consumidores portugueses, face às necessidades inerentes a cada período do estado de emergência revelou-se uma análise muito interessante e futurista. “Este será certamente um caso de estudo para o futuro que se avizinha, pois a realidade da transição digital, não será apenas uma tendência para os próximos tempos, fruto da condição imposta pelo confinamento, mas sim, um comportamento intrínseco da grande maioria dos consumidores globais. Nesta nova realidade, o maior desafio foi colocado às marcas que estão nos vários setores de mercado que, de um momento para o outro, viram-se obrigadas a redirecionar todo os seus esforços para os canais digitais, verificando-se que, algumas dela, estavam totalmente despreparadas para tamanha procura repentina. Saber ouvir e interpretar as escolhas dos consumidores, com base nas suas experiências de consumo, será o sucesso do novo cliente pós-pandemia covid-19.”

 

Reclamações relativas ao período do estado de emergência em Portugal (22 março – 2 de maio)
Comércio eletrónico 2643
Correio, Transporte e Logística 2533
Operadoras de TV, Net e Telefone 1563
Reservas de viagens e estadias de férias 1000
Serviços e Administração Pública 988
Bancos e Financeiras 828
Entregas de alimentação ao domicílio 783
Hiper e Supermercados 732
Água, Eletricidade e Gás 622
Seguros Vida, Auto e Planos de saúde 375
Saúde – Hospitais e Farmácias 374
Transportes Públicos 361
Companhias Aéreas 335
Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos 294
Produtos e Equipamentos de Beleza 268
Desporto, Ginásios e Clubes 265
Casa, Alarmes e Limpeza 246
Empresas, Serviços e Associações 202
Casinos e Casas de Apostas 174
Imprensa, TV e Media 161
Automóveis, Motas e Bicicletas 158
Cultura, Lazer e Diversão 110
Animais 84
Educação, Formação e Emprego 33
Reclamações não aprovadas 4640
TOTAL 19772

 

                                   

                                                           1.º período de quarentena em Portugal (22/03 a 02/04)

Nº de reclamações recebidas nos setores Top 25 marcas
Reservas de viagens e estadias de férias 626 eDreams 324
Operadoras de TV, Net e Telefone 542 CTT e CTT Expresso 282
Correio, Transporte e Logística 474 MEO 231
Comércio eletrónico 418 Uber Eats 154
Serviços e Administração Pública 365 NOS 133
Hiper e Supermercados 288 Vodafone 128
Bancos e Financeiras 263 Auchan 117
Entregas de alimentação ao domicílio 247 DPD 117
Água, Eletricidade e Gás 230 Continente 110
Companhias Aéreas 169 EDP 105
Transportes Públicos 138 Segurança Social 92
Saúde – Hospitais e Farmácias 136 Worten 89
Seguros Vida, Auto e Planos de saúde 130 Ryanair 68
Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos 83 TAP 65
Desporto, Ginásios e Clubes 72 Medicare 61
Imprensa, TV e Media 67 Logitravel 59
Automóveis, Motas e Bicicletas 59 Endesa 55
Casinos e Casas de Apostas 56 Nowo 48
Empresas, Serviços e Associações 54 Serviço Nacional de Saúde 44
Casa, Alarmes e Limpeza 53 MB WAY 43
Produtos e Equipamentos de Beleza 28 IMT 41
Animais 19 Rumbo 39
Cultura, Lazer e Diversão 18 Glovo 33
Educação, Formação e Emprego 16 Booking 32
Carethy 36

 

 

                                                          2.º período de quarentena em Portugal (03/04 a 17/04)
Nº de reclamações recebidas nos setores Top 25 marcas
VAR
Correio, Transporte e Logística 945 99% CTT e CTT Expresso 438
Comércio eletrónico 873 109% DPD 281
Operadoras de TV, Net e Telefone 510 -6% MEO 175
Serviços e Administração Pública 320 -12% El Corte Inglés 165
Bancos e Financeiras 262 0% NOS 163