O concelho da Mealhada já regista quatro casos confirmados de Covid-19 no relatório da Direção Geral de Saúde publicado este domingo, dia 29 de março. Já, ontem, em declarações à RTP, Rui Marqueiro confirmou a existência de três casos “e umas dezenas de pessoas em quarentena”.

“Temos feito tudo o que é possível e envolvido o dinheiro e pessoas necessárias”, disse o autarca, elogiando o trabalho “dos funcionários mais humildes da Câmara que recolhem o lixo e andam a desinfetar os locais”, bem como “dos médicos e enfermeiros que andam a arriscar a vida”.

As declarações surgem depois do Hospital Misericórdia da Mealhada ter recebido seis ventiladores, material financiado pela Câmara Municipal. “Nós até esperamos que não sejam utilizados para doentes infetados com Covid-19, mas é uma excelente oportunidade de capacitarmos o Hospital com equipamentos adequados para fazer face às necessidades e assim complementar a rede do Serviço Nacional de Saúde como Hospital de retaguarda, que é essa a nossa grande missão”.

O Hospital da Mealhada tem disponíveis, neste momento, dez camas de isolamento para eventuais pacientes do novo coronavírus.

Este domingo, a DGS regista, em Portugal, 5.962 casos confirmados de Covid-19, 119 mortes e 43 casos recuperados.

Na Bairrada, para além da Mealhada com quatro casos confirmados, Anadia conta também com quatro, Cantanhede com oito, Oliveira do Bairro com nove e Águeda com quinze. Aveiro contabiliza 95 casos e Coimbra 199.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem de TheDigitalArtist (https://pixabay.com/pt)