Depois de darmos a conhecer, nos últimos dois dias, os candidatos a Associação Desportiva (https://www.bairradainformacao.pt/2020/01/20/gala-desportiva-da-mealhada-veja-aqui-os-nomeados-associacao-desportiva-do-ano/) e Treinador do Ano (https://www.bairradainformacao.pt/2020/01/21/gala-desportiva-da-mealhada-veja-aqui-os-nomeados-na-categoria-treinador-do-ano/) da Gala Desportiva do Município da Mealhada, que se realiza dia 27 de janeiro, apresentamos agora os nomeados das restantes categorias.

A jogo vão seis categorias – Associação Desportiva do Ano, Dirigente, Treinador, Atleta, Revelação do Ano e Mérito Desportivo – com nomes de personalidades do mundo do desporto concelhio que, em 2019, se destacaram.

Os vencedores serão conhecidos, na própria Gala (27 de janeiro), apurados por um júri constituído por Mara Santos, Pedro Paiva, Fernando Trindade, Luís Oliveira e Pedro Carvalho.

O processo de apuramento dos nomeados teve início com a fase de candidaturas, em outubro passado, altura em que foi possível enviar sugestões para as várias categorias. Estas, juntamente com a avaliação do júri, deram origem aos três finalistas por cada categoria. A estas, juntam-se outras quatro – Alto Prestígio, Prémio Incentivo, Prémio Carreira e Prémio Dedicação – que serão atribuídas diretamente, na Gala.

A Gala Desportiva do Município da Mealhada pretende reconhecer o trabalho realizado no concelho em prol do desporto, premiando aqueles que ao longo da sua vida e, sobretudo, em cada ano, contribuíram para o seu desenvolvimento.

 

 

Dirigente do Ano

Helena Marques – Hóquei Clube da Mealhada

Helena Marques encara a nomeação como o reconhecimento do trabalho de 12 anos no karaté. Na vertente desportiva, mas também no que se refere à formação cívica de centenas de jovens. Além dos bons resultados em diversas competições nacionais, esta secção destaca-se pela organização de importantes provas.

 

Patrícia Santos – Futebol Clube da Pampilhosa

Patrícia Santos é “a cara” do Futebol na Pampilhosa, mas sublinha o trabalho de uma vasta equipa – atletas, dirigentes, treinadores e toda a comunidade que integra o clube – que dá corpo ao projeto do Futebol Clube da Pampilhosa.

 

 

 

Manuel Rosário – Futebol Clube de Barcouço

Manuel Rosário destaca a possibilidade de intervir na vida de dezenas de jovens através do desporto. Sublinha o muito trabalho, mas também os resultados que vão sendo obtidos na implementação do Futsal em Barcouço.

 

 

Equipa do Ano

Equipa Hóquei Clube da Mealhada Sub13

Dando continuidade a um ano de excelência, em 2019 a equipa de sub13 sagrou-se campeã regional e conseguiu o apuramento para a primeira fase Nacional Sul sem qualquer derrota. Na segunda fase ficaram em segundo lugar e integram as quatro melhores equipas nacionais.

 

Sub14 Ténis – Luso Ténis Clube

A equipa de sub14 do Luso Ténis Clube sagrou-se vice-campeã regional de sub14 em 2019, fruto de um trabalho empenhado e de longas horas de treino que, segundo esperam os atletas, treinadores e dirigentes, os possa levar a vencer o campeonato de Sub16.

 

Infantis A Futebol – Grupo Desportivo da Mealhada

A equipa de Infantis A do GDM teve um ano de ouro. Sagrou-se campeã em todos, mesmo todos, os torneios em que participou, da Figueira da Foz a Estarreja ou Mértola. Venceu a primeira fase e a segunda fase e seguiu para a disputa da “Final Four”, da qual saiu vice-campeã.

 

 

Atleta do Ano

Paulo Yuldashev (Luso Ténis Clube)

A jogar ténis há oito anos, Paulo Yuldashev conseguiu, em 2019, ótimos resultados, saindo vitorioso em diversos torneios disputados ao longo do ano, tendo, inclusive, representado a seleção de Aveiro num torneio realizado em Espanha. Foi campeão regional de pares e vice-campeão regional de equipas e individual.

 

 

João Pereira – Escola de Atletismo de Coimbra (atletismo)

João Pereira conseguiu uma época bastante positiva em termos individuais, sagrando-se vice-campeão nacional na Maratona M40. Venceu diversas provas distritais à semelhança do que havia conseguido em 2018: foi campeão distrital de estrada M40 e campeão distrital de cross longo M40, ambas no distrito de Coimbra.

 

Eduardo Fernandes – Sporting Clube de Portugal (natação)

Eduardo Fernandes iniciou, em 2018, uma nova fase da sua vida ao integrar o Centro de Alto Rendimento de Rio Maior e, em 2019, transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal.  Obteve o título de campeão nacional de clubes, conquistou 15 pódios e quatro recordes nacionais. Integra, atualmente, o projeto Esperanças Olímpicas para 2024.

 

 

Revelação do Ano

Hugo Pereira (Hóquei Clube da Mealhada)

Hugo Pereira destacou-se nas equipas de Hóquei em Patins Sub15, que conseguiu sagrar-se campeã regional, e Sub17, ambas a serem apuradas para as oito melhores oito equipas do país.  Foi convocado para a seleção distrital de Sub15.  A jogar como avançado, caracteriza-se por uma enorme capacidade física e de finalização.

 

Eduardo Vieira (Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada)

Eduardo Vieira adora nadar. 2019 foi um ano de ouro para o atleta que foi chamado diversas vezes à seleção nacional, participou na travessia de Mértola e obteve vários pódios nacionais.

 

Carlota Esteves (Luso Ténis Clube)

Carlota Esteves, de 10 anos idade, pratica ténis há dois anos e conseguiu a proeza de sagrar-se vencedora de uma etapa do smashtour, em 2109. O ano foi ainda marcado pelo título de vice-campeã regional de sub12. Quer ser a melhor tenista portuguesa.

 

 

 

Mérito desportivo

Este prémio é atribuído a dirigentes, treinadores, atletas ou equipas do concelho de Mealhada que em 2019 tiveram resultados relevantes em provas de âmbito nacional ou internacional, ou que participaram em seleções nacionais.

 

Luís Fernandes – Hóquei Clube da Mealhada

Margarida Silva – União Recreativa Cadima

Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Travasso – Ténis de Mesa

Bruna Rodrigues – Futebol Clube da Pampilhosa

Tatiana Rodrigues – Futebol Clube da Pampilhosa

Jessi Tati – Futebol Clube da Pampilhosa

Iniciados Masculinos – Andebol – Casa do Povo da Vacariça

Joaquim Godinho – Associação Trilhos Luso Bussaco

João Almeida – Associação Trilhos Luso Bussaco

Manuel Lino – Associação Trilhos Luso Bussaco

Hélder Lopes – Associação Trilhos Luso Bussaco

Roberto Branco – Centro Recreativo de Antes

Equipa de Benjamins – Atlético Clube do Luso / Escola de Futsal da Mealhada

Lara Carvalho – Atlético Clube do Luso / Escola de Futsal da Mealhada

Traquinas A – Clube Desportivo do Luso

Jorge Santos – Associação Desportiva de Barcouço

Eduardo Gabriel Vieira – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Rafael Pereira Pessoa – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Francisco Xavier Amaral – Secção Natação Bombeiros Voluntários da

Paulo Tomás Pereira – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Dinis Abreu – Riba D´Ave HC