No dia em que celebra os seus quinze anos de existência, a 29 de novembro, a Biblioteca Municipal da Mealhada receberá o célebre autor Francisco Moita Flores, numa iniciativa intitulada “Conversas com escritores…”, gratuita, aberta ao público e agendada para as 21 horas.

Depois de António Breda de Carvalho e Mário Silva Carvalho, escritores residentes no concelho da Mealhada, no seu décimo quinto aniversário a Biblioteca da Mealhada dá o salto e traz, ao seu auditório, Francisco Moita Flores, o terceiro convidado de “Conversas com escritores…”, um projeto que incide sobre autores da literatura portuguesa para conversas sobre as suas carreiras e apresentação das suas obras.

Francisco Moita Flores é reconhecido do público pela sua obra literária e pelo seu trabalho como dramaturgo para televisão, cinema e teatro. Tem uma vasta obra publicada e produzida, tais como, os romances Mataram o Sidónio!, A Fúria das Vinhas, o Bairro da Estrela Polar, entre muitos outros; e ainda as séries A Ferreirinha, o Processo dos Távora, Alves dos Reis, João Semana e Quando os Lobos Uivam.

Os doze anos como inspetor da Polícia Judiciária, proporcionaram a Moita Flores muitas experiências e inspiração que viria a usar para escrever obras de ficção, sendo algumas delas adaptadas para televisão, através de uma produtora por si fundada, a Antinomia.

Considerado pela crítica como o melhor argumentista do país, foi distinguido em Portugal e no estrangeiro pela qualidade da sua obra e foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante pela carreira literária e pública.

Na noite de 29 de novembro, uma sexta-feira, estará na Biblioteca da Mealhada para uma sessão, gratuita, aberta ao público, que pretenderá também assinalar os quinze anos do espaço, que conta, atualmente, com 4.482 utilizadores, aos quais se juntam também os 223 da biblioteca itinerante Bibliomealhada; e o mais recente projeto, inaugurado há poucas semanas, a “Cabine de Leitura”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados