O passado fim-de-semana foi repleto de atividades para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, no concelho da Mealhada. Angariação de fundos e convívio entre a associação e a comunidade foram o mote para a realização do “1.º Festival das Sopas” e o “X Passeio Todo-o-Terreno”.

O programa das atividades começou no sábado, 2 de novembro, com o “1.º Festival das Sopas”, organizado pelos pais e instrutores da Escola de Infantes e Cadetes da corporação pampilhosense. “Teve como objetivo a angariação de fundos que permitam fazer algumas atividades ao longo do ano”, explica Ana Rute Dias, Adjunto de Comando, garantindo terem estado presentes “mais de trezentas pessoas”, que tinham direito a provar as dezassete sopas disponíveis.

As iguarias, oferecidas por alguns particulares e restaurantes da Pampilhosa e arredores, foram alvo de uma avaliação por parte das três centenas de pessoas que escolheram a sua preferida. No final, a “sopa à lavrador”, do restaurante O Gil, arrecadou o primeiro lugar; seguindo-se a “sopa de peixe” da “avó Zinda”; e a “sopa de carne” da autoria de Nuno Parreira.

De “barriga cheia”, já no dia seguinte, os “motores” arrancaram bem cedo, com a realização do “X Passeio Todo-o-Terreno”, que contou com a participação de cento e nove jipes e mais de duzentos participantes. Durante toda a manhã, foram percorridos diversos caminhos vicinais e municipais de várias localidades dos concelhos da Mealhada, Coimbra e Penacova. Depois do almoço, decorreu ainda uma pista de obstáculos.

E no final, a Associação Humanitária dos Bombeiros da Pampilhosa agradece “a todos os participantes”, bem como “a todos aqueles que colaboraram e ajudaram na realização do evento”, nomeadamente, “a Cláudio Mortágua, o impulsionador do evento em 2010, e a todos os que, ao longo destes dez anos, nos têm ajudado, nomeadamente, Nelson Pereira, Júlio Cardoso, Rui Neves, Miguel Ângelo, entre outros”.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias do Passeio TT, de José Moura, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/