Começou, ao final da tarde de ontem, 29 de agosto, a “X.ª Mostra de Sabores e Saberes da Nossa Terra”, um certame que se realiza no Largo do Areal, em Ventosa do Bairro, no concelho da Mealhada.  O evento, que se realiza até ao próximo domingo, dia 1 de setembro, é promovido pela Junta da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.

Artesãos e instituições da União de Freguesias, mas também do concelho, abrilhantam a festa, que conta com um cartaz recheado de animação. “O orçamento do certame é de dez mil euros e os participantes expõem e vendem os seus produtos a custo zero”, disse, ao «Bairrada Informação», João Santos, presidente da Junta da União de Freguesias, garantindo que, desta forma, “artesãos e associações usufruem totalmente dos dividendos que aqui fazem durante os quatro dias”.

À semelhança dos anos anteriores, esta décima mostra pretende fazer a divulgação e promoção dos sabores e saberes, com a finalidade de dar a saborear os pratos típicos da gastronomia da terra, assim como o artesanato.

Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro e Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro são os responsáveis pela área dos sabores; já na parte dos saberes, o evento conta com diversos artesãos, nomeadamente, Fernanda Ferreira, Leontina Dias, Carla Cruz, Docealhada, Luzia – Cerveja Artesanal, Ilda Ferreira, Fernanda Almeida, António Floro, Maria Helena Ferreira, Conceição Azevedo e Dulce Santos.

Depois de Sigó-Baile na noite de ontem, hoje, sexta-feira, dia 30 de agosto, o palco é do grupo Best Oldies e, no dia seguinte, do grupo de cantares da Paróquia e 2Xatos. No domingo, 1 de setembro, à tarde, haverá marchas pelo Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro e a actuação do Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro. A festa termina, à noite, com os BK Music- animação de baile, seguido de karaoke.

E o presidente da Junta da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes não tem dúvidas de que haverá mais edições pela frente. “Enquanto eu estiver na Junta, esta festa não vai terminar”, promete João Santos, sobre um evento que junta, todos os anos no mês de agosto, centenas de pessoas.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias em https://www.facebook.com/bairradainformacao/