José Júlio Norte, presidente da Câmara de Mortágua, aproveitou a presença do novo presidente do conselho diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Nuno Banza, num evento no Bussaco, para manifestar a sua insatisfação pela falta de apoio dado pelo referido organismo, até então. “Sinto que o ICNF não é um de nós, mas está contra nós!”, lamentou o autarca, afirmando que as expectativas ao novo presidente “são as maiores”. “O meu papel é preparar e ordenar a floresta. Não falo e nem quero falar em incêndios!”, afirmou o autarca.

Em resposta Nuno Banza, que assumiu funções na semana passada, garantiu que “na primeira reunião do conselho diretivo foi aprovada a contratação de cem técnicos superiores”, assumindo que houve um “abandono do território e da floresta”, que resultou numa “distância às pessoas”.

“Este conselho diretivo tem uma oportunidade única para investir em meios, recursos humanos e em estudos”, enfatizou, garantindo que, ainda ontem, “foram reequipadas quarenta e duas equipas florestais com mais de trezentas viaturas, num investimento de quinze milhões de euros. Isto não acontecia há décadas!”.

Com esta mudança no ICNF, resultado da nova lei orgânica publicada em março, o organismo passa a ter também cinco novas entidades regionais. “Não conseguimos gerir a floresta a partir da Avenida da República em Lisboa. O nosso desafio é estar perto das pessoas”, rematou.

Texto de MSL

Fotografia de JOSÉ MOURA