A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) submeteu uma candidatura ao Mecanismo Financeiro Europeu EEA Grants 2014-2021 no contexto do Programa Conciliação e Igualdade de Género.

A candidatura “MULHERES + Política, Cidadania e Cultura”, promovida pela DRCC, conta com a parceria de seis autarquias da região Centro, todas lideradas por mulheres, no universo dos setenta e sete municípios que se encontram na área de intervenção desta Direção Regional.

As presidentes de Câmara de Anadia, Alvaiázere, Cantanhede, Castanheira de Pera, Góis e Marinha Grande responderam ao desafio proposto por esta Direção Regional procurando contribuir ativamente para o reforço da participação cívica e política das mulheres e raparigas nos seus municípios. Além dos parceiros nacionais, a candidatura conta com um parceiro internacional, sediado na noruega, cuja área de intervenção se desenvolve em torno das questões de igualdade de género.

A candidatura assume-se como um projeto-piloto para a região Centro trabalhando um conceito de Rede que poderá ser replicado em diferentes municípios regionais, assim como em todo o território nacional.

O projeto “MULHERES + Política, Cidadania e Cultura” está alinhado com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação — Portugal + Igual (ENIND). Enquadra quatro objetivos operacionais: a NORMALIZAÇÃO da realidade de igualdade de género na participação política e cívica; a VALORIZAÇÃO da participação ativa das mulheres e raparigas na vida política e cívica das suas comunidades; o ENGAJAMENTO dos decisores atuais e futuros na promoção da igualdade de género na vida política e cívica das comunidades locais e o EMPODERAMENTO das mulheres e raparigas, enquanto cidadãs ativas na vida política e cívica das comunidades locais.

 

Fonte: Direção Regional de Cultura do Centro

Fotografia: Momento da assinatura da Declaração de Compromisso de Parceria, nas instalações do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra)