A Câmara da Mealhada celebra o Dia do Município, amanhã, quinta-feira (30 de maio), com a distinção e atribuição da Medalha de Mérito do Município a diversas empresas com sede ou unidades no concelho. A cerimónia, está marcada para as 10 horas, no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre.

“Não podíamos atribuir uma medalha municipal às dezenas e dezenas de empresas que existem no Município. Então, criamos um critério que teve em linha de conta a participação no orçamento municipal através da Derrama”, explica o presidente da autarquia mealhadense, acrescentando que foram seleccionadas doze: “Aquelas que, em 2016 / 2017, tiveram uma média de Derrama superior a cinco mil euros”.

 

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Bairrada e da Aguieira, C.R.L.

Fundada em 1991 é uma instituição bancária local que cedo sofreu um processo de crescimento que levou à agregação das caixas de Mortágua com os concelhos de Mortágua, Santa Comba Dão e Penacova e, agora, mais recentemente, de Anadia.

 

Certoma – Comércio Técnico Máquinas, Lda.

Fundada em 1986, comercializa uma vasta gama de equipamentos e produtos de limpeza e conservação de superfícies industriais e urbanas, ajudando à eliminação dos resíduos sólidos, à limpeza do ambiente industriais e públicos, em resumo, à melhoria da qualidade de vida. Dedica-se ao setor da limpeza urbana e industrial, limpeza de praias, espaços verdes, águas e saneamento.

 

Fucoli Somepal – Fundição de Ferro, S.A.

Criada em julho de 1946 é uma empresa familiar que combina a tradição com inovação, com uma vasta experiência no desenvolvimento de produtos em ferro fundido para redes de água potável e residual, gás, telecomunicações e combate a incêndio. Constituída por duas fábricas, uma delas na Pampilhosa, é líder no mercado nacional e uma das últimas fundições para soluções de água com produção cem por cento europeia, e com presença a nível mundial, exportando para mais de sessenta países.

 

Grupo Alves Bandeira

Congrega um universo de dezasseis empresas, que operam no mercado nacional e internacional, nomeadamente a Petroibérica Sociedade de Petróleos Ibero Latinos S.A. e a Alves Bandeira Renting S.A., com sede no concelho da Mealhada. Nasceu em Janeiro de 2014 e dedica-se à comercialização de combustíveis líquidos como gasóleos, gasolinas, GPL Auto e soluções complementares como o ADBlue, com uma rede de postos de abastecimento (cerca de cento e cinquenta) distribuídos pelo país.

 

Logoplaste Portugal, Lda.

Fabricante das garrafas de plástico de gigantes como Procter & Gamble, Henkel, Coca-Cola, Danone, L’Oréal ou o ketchup Heinz, é a empresa industrial mais internacional de Portugal. Por estas (e muitas outras) razões foi a grande vencedora da categoria Internacionalização de grandes empresas da sétima edição dos Prémios Exportação e Internacionalização em 2017. Tem sede em Cascais, mas uma fábrica na zona industrial de Viadores, na Mealhada.

 

Madeira e Madeira – Importação Ferragens e Ferramentes, S.A.

Empresa familiar dedicada à importação e venda de máquinas, ferramentas e equipamentos no mercado ibérico, angolano, cabo-verdiano e moçambicano. Fundada em 1971, tem a sua sede instalada no concelho da Mealhada desde 1994.

 

Maxividro – Transformadores e Distribuidores Vidro, S.A.

Em 1994, surge no sector de vidro e concentrou-se na distribuição no mercado nacional e em outros mercados geográficos como Brasil, Cuba, Angola, Moçambique e também Cabo Verde, transformando o mercado de exportação numa área crucial para o seu crescimento sustentado. Actualmente, a holding Activa SGPS inclui a Maxividro, a Vidromax e a Maxividro Ibérica e atua na transformação de todas as categorias de vidros para obras.

 

Pavigres Cerâmicas, S.A.

Depois da fusão que teve lugar em 2004, a Pavigres Cerâmicas SA é a proprietária da empresa Cerev – Cerâmica e Revestimento, S.A., fundada em 1991, com sede na Zona Industrial de Viadores, na freguesia da Pampilhosa. O grupo dá trabalho a sesicentos colaboradores e é actualmente conduzido por uma segunda geração que procura adaptar a empresa às realidades do século XXI. A exportação representa uma média de noventa e quatro por cento da atividade, repartida por cerca de oitenta e cinco mercados diferentes.

 

Prioridade – Construção Vias Comunicação, S.A.

É uma sociedade anónima que tem como principal actividade a construção e reabilitação de vias de comunicação, requalificação e construção de infraestruturas urbanas, nomeadamente, de redes abastecimento de águas, redes de esgotos, gestão/construção de redes eléctricas, de gás, telefones e pavimentos pedonais. Foi fundada em 1992, estando inicialmente vocacionada para o fabrico de massas betuminosas.

 

Sew – Eurodrive Portugal, Lda.

A SEW-EURODRIVE Portugal é especialista em tecnologia de accionamentos industriais, líder de mercado internacional na área da tecnologia de automação de accionamentos, e tem a sua unidade de produção, sediada na Mealhada. A SEW-EURODRIVE Portugal é uma empresa portuguesa integrante do Grupo SEW, com sede na Alemanha, com uma rede de quinze fábricas e setenta e sete estabelecimentos de montagem, em cinquenta países espalhados pelo mundo.

 

Transportes Pascoal, S.A.

Com sede em Santa Luzia, dedica-se ao transporte de mercadorias com uma frota de trezentos e doze camiões, para plataformas logísticas em vários pontos da Europa (Espanha, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido).

 

Transportes Rama, Lda.

Fundada em 1946, tem sede em Santa Luzia, desenvolvendo serviço de transporte internacional rodoviário desde a década de 1970. É nas rotas internacionais que a empresa se consolida e se credibiliza até aos dias de hoje. A integração na empresa da terceira geração de proprietários introduziu novos conceitos de gestão emergentes da sua formação académica, aliados à experiência da primeira e segunda geração, desenvolvendo uma estratégia que se materializa através de uma frota onde setenta por cento dos veículos têm uma idade inferior a dois anos e os motoristas são elementos fundamentais, formados e treinados para garantir um serviço de qualidade de forma contínua.