É já na noite do próximo sábado, 18 de maio, que a comunidade educativa da Escola Profissional de Anadia leva a cabo a segunda iniciativa solidária, uma caminhada luminosa, que, em 2018, contou com três mil e duzentos participantes e financiou, em quinze mil e setecentos euros, uma viatura adquirida pelos Bombeiros de Anadia. Este ano, a organização conta atingir três mil e quinhentos participantes, que contribuirão para a mesma causa, desta feita para a aquisição de uma ambulância elétrica.

Dando continuidade a uma ação de sucesso, que começou no ano transato, a Profissional de Anadia realiza a segunda caminhada solidária pelas ruas de Anadia, que conta com o apoio de diversos patrocinadores e da Câmara de Anadia, que financiará as t-shirts dos inscritos; bem como com a colaboração das Juntas de Freguesia e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia.

E Adriano Aires, diretor da escola, não tem dúvidas de que o sucesso da primeira iniciativa, se vai voltar a repetir no próximo sábado. “Temos boas perspetivas para o evento, até porque Anadia, e ao seu redor, tem pessoas muito solidárias e sempre disponíveis para ajudar”, elogia o responsável pela Escola Profissional, recordando a edição transata que “funcionou muito bem”. “Foi uma noite de festa e de muita confraternização”, enfatiza.

“Reconhecer o trabalho e o esforço diário dos Bombeiros e respetiva Associação” é a génese da atividade que “pretende mostrar a gratidão e um bem-haja a esta entidade que de forma generosa e solidária, se prontifica em ajudar a população das mais variadas formas, com gestos de grande nobreza e solidariedade”.

Este ano, com a ecologia como pano de fundo, o objetivo da comunidade educativa da Profissional de Anadia é o de contribuir para uma ambulância elétrica, cuja “energia consumida é muito reduzida face a outros veículos motorizados e a pegada ambiental dos carros elétricos é uma das suas principais caraterísticas, com emissões nulas de CO2”.

O Passeio Solidário Noturno realiza-se no próximo sábado. A concentração está prevista para as 20 horas na Praça do Município em Anadia. Segue-se, meia hora depois, uma aula de aquecimento realizada por um ginásio local, que antecede à caminhada de cerca de 4,5 quilómetros pelas ruas da cidade anadiense.

O passeio termina em Vale Santo onde, à semelhança do ano anterior, estarão disponíveis barraquinhas de “comes e bebes”, representadas por associações das dez freguesias do concelho, que se associam à causa, revertendo a receita, do que fizerem nessa noite, também para os Bombeiros de Anadia.

Cada inscrição tem um custo de quatro euros e pode ser feita em https://epanadia.edu.pt/, no separador “Passeio Solidário”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias com Direitos Reservados