Luís Rosas, residente no concelho da Mealhada, tem apenas catorze anos, mas já carrega centenas de acrobacias nas pernas em apenas três anos de ginástica aeróbica. A “caminho” de um campeonato europeu no Azerbaijão, no próximo mês de maio, onde vai defender as cores de Portugal, o jovem terá que suportar todas as despesas nesta participação, uma vez que a Federação da modalidade só consegue apoiar os escalões de seniores. Solidárias com a situação, um grupo de “amigas” juntou-se e organizou uma caminhada de apoio que acontece já amanhã, 7 de abril, em Casal Comba.
Como muitas outras crianças, Luís Pedro Gonçalves Rosas experienciou algumas modalidades, tendo andado na natação até aos dez anos. “Nessa altura, havia uma série a televisão que envolvia ginástica e que eu gostava muito”, começou por nos contar o jovem que, aos onze anos, se apaixonou pela ginástica e ficou “viciado” em assistir à modalidade através de vídeos no youtube.
Chegadas as férias de Verão, Beta Gonçalves, a mãe de Luís, conta que se apercebeu que “o filho passava os dias todos na praia, ora a fazer espargata, ora a dar cambalhotas”. “Isto nunca mais me saiu da cabeça e quando chegamos à Mealhada disse-lhe que o ia levar a experimentar uma aula”, continua.
Feita a pesquisa, foi num ginásio em Cantanhede que Luís Pedro iniciou o seu percurso. “Ao início ficou reticente em experimentar, mas depois da primeira aula, entrou no carro e disse-me: ‘É isto que eu quero fazer!’”, conta, orgulhosa, a mãe, que sempre incentivou o filho a fazer desporto, “fosse ele qual fosse”.
E a certeza do jovem fez com que pouco tempo depois de estar inscrito nas aulas, tenha logo participado numa prova internacional que se realizou na cidade de Cantanhede. Seguiu-se, em 2017, uma ida a Itália e a presença, em maio do ano passado, no Mundial, onde conquistou um nono lugar.
Na All4Gym – Associação Gímnica de Águeda, há cerca de dois meses, o jovem ginasta, oriundo da Mealhada, voltou a ser chamado para representar as cores de Portugal no campeonato europeu em Baku, no Azerbaijão, de 21 a 27 de maio. Ali estará a defender a categoria individual masculina de juniores, onde participam dezoito ginastas de vários países e destes só oito passarão às finais.
Com as despesas todas ao seu encargo, uma vez que a Federação de Ginástica de Portugal só consegue apoiar aos escalões mais “velhos”, de seniores, Luís Rosa viu-se “envolvido” numa onda solidária, na freguesia onde reside, em Casal Comba, que só terminará hoje, domingo, dia 7, com uma caminhada, onde estão já inscritas cerca de duas centenas de pessoas. “Muitas não vão, mas ajudam da forma que podem”, explica Beta Gonçalves, satisfeita com a atitude altruísta das “amigas” em envolver a comunidade.
E Luís Rosas elogia também: “Fico muito contente. Não pedi nada e foi mesmo um ato bondoso de todos. Estou muito grato”.
A frequentar o nono ano na Escola Secundária da Mealhada, Luís Rosas, cujas (boas) notas escolares em nada refletem as cerca de quinze horas de treino semanais, quer seguir Ciências e Tecnologias. “Mas e a ginástica?”, quisemos saber. “A ginástica vai ser até ao meu corpo não permitir mais…”, respondeu no imediato.
De poucas falas e tímido quando o assunto toca a qualquer entrevista de jornal, o jovem, na preparação de mais um treino, recordou, ao nosso jornal, o galardão de Revelação do Ano 2018, conquistado na Gala Desportiva do Município da Mealhada em janeiro passado. “São sempre momentos especiais!”, confessou, enquanto nos exemplificava um dos seus saltos acrobáticos, sob o olhar atento das colegas ginastas…
Caminhada de apoio conta com 200 inscritos
A caminhada de apoio, de cerca de oito quilómetros, que se realiza hoje, domingo, 7 de abril, terá como ponto de partida o novo Salão da Junta de Freguesia de Casal Comba, cuja concentração acontece às 9h 30m. Segue-se um almoço com diversas iguarias onde não faltará o leitão.
Os interessados em mais informações devem contactar 938 472 009 (Filipa Couceiro), 910 436 533 (Marisa Duarte) e 919 715 108 (Rosa Cruz).
Mónica Sofia Lopes