A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) lança, uma campanha para a consignação do IRS, que terá como objetivo criar condições para que a associação consiga ajudar cada vez mais jovens a lidar com a diabetes.

Esta angariação de fundos irá permitir a organização de mais atividades que promovam a atividade física e desmistifiquem as ideias erradas associadas à diabetes, mostrando que a diabetes não é uma limitação para quem quer ter um estilo de vida ativo. Para ajudar a AJDP com 0,5% do seu IRS basta escolher a opção de consignar o seu IRS e indicar o NIF da associação: 503 763 055.

“A AJDP tem como principal objetivo ajudar crianças, jovens e as suas famílias a lidar com a diabetes de uma forma mais natural. Nesse sentido, ao longo do ano desenvolvemos várias iniciativas como caminhadas, palestras nas escolas e colónias de férias, onde os jovens podem aprender a viver com a diabetes tipo 1, tendo como exemplo os membros da associação que já vivem há muitos anos com diabetes tipo 1. Portanto, pretendemos que esta angariação de fundos sirva para conseguirmos desenvolver cada vez mais iniciativas, que permitam à AJDP chegar a cada vez mais pessoas”, realça Paula Klose, presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal.

Para consignar o IRS deverá colocar o Número de Identificação Fiscal da entidade que pretende que beneficie com 0,5% do seu IRS. Assim, bastará apenas aceder ao Portal das Finanças e escolher a opção “Comunicação do agregado familiar/Entidade a consignar”, escolhendo posteriormente a opção “instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública”. Para doar parte do seu IRS para a AJDP, deverá indicar o NIF 503 763 055. A consignação é feita com base no montante que teria de pagar ao Estado, sendo que, desta forma, o seu reembolso será o mesmo. No caso de optar por consignar também o IVA, este montante irá ser retirado do valor que seria creditado no seu saldo de IRS.

A AJDP, procura ainda o apoio de voluntários durante todo o ano que queiram participar nos projetos da AJDP ou que pretendem estender a atuação da AJDP para outras zonas do país. Para além disso é ainda possível ser associado, através do pagamento de quotas como forma de contribuição.

 

A diabetes

A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal 13,3% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afetava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detetados cerca de 13,3 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.

 

[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes

 

Fonte: Hill+Knowlton Strategies Portugal