Carnaval de Palmo e Meio na Mealhada

Posted by Bairrada Informação on Sunday, 24 February 2019

Centenas de pessoas deslocaram-se, na tarde de ontem, dia 24 de fevereiro, à cidade da Mealhada para assistirem ao desfile do “Carnaval de Palmo e Meio”, uma organização da Rede Social da Câmara Municipal da Mealhada, que, este ano, bateu o número recorde de crianças participantes: oitocentas e cinquenta.

No ano em que se assinalam os quarenta anos do primeiro desfile do “Carnaval da Criança”, que acontecia sempre no domingo anterior ao fim-de-semana dos corsos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, a Rede Social da autarquia mealhadense voltou, pelo segundo ano consecutivo, a levá-lo para a rua, também ao domingo e não na segunda-feira de Carnaval como aconteceu durante alguns anos.

Pelas ruas da cidade da Mealhada desfilaram crianças, educadores e auxiliares da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes, da Associação Jovens Cristãos de Luso, da AD ELO – Centro Comunitário do Canedo, do Jardim de Infância de Sant’Ana, do Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel, da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, do Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, do Centro Social da Freguesia de Casal Comba e Agrupamento de Escolas da Mealhada.

Pais, amigos, familiares e público em geral respondeu ao repto e juntou-se à festa numa “gigante moldura humana”. “Foi um grande e bom trabalho por parte das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) e escolas do Agrupamento. As fantasias estavam muito bem feitas e divertidas”, começou por elogiar, ao nosso jornal, Nuno Canilho, vereador com o pelouro da Ação Social no Município da Mealhada, que aproveitou para agradecer às IPSS e escolas, “especialmente educadoras e auxiliares pelo  trabalho extraordinário que desenvolveram”.

Para o representante da Câmara, “para além do número recorde de participantes” e do “bom tempo”, houve uma grande adesão de crianças de escolas do Agrupamento. “Temos sempre um número elevado de participantes das IPSS, mas este ano, a esse, juntaram-se também cerca de uma centena de crianças de um conjunto de escolas públicas”, referiu, garantindo que isso significa “mais um passo em frente no Carnaval da Mealhada”.

Bruno Fonseca, de Coimbra, aproveitou um almoço de família no concelho da Mealhada para ir ver o Carnaval dos mais pequenos. “Foi tudo muito giro, mas curto demais”, referiu.

Uma opinião partilhada por Fátima Figueiredo, da Mealhada, que considera que “neste desfile poderá pensar-se em introduzir outros elementos de animação fazendo uma separação entre escolas”. A munícipe considera “muito positivo o desfile infantil com a participação de todas as instituições do setor, ainda para mais quando estamos num concelho onde o Carnaval está enraizado”. “A realização da festa infantil é uma dinâmica essencial para a continuidade do Carnaval da Bairrada”, concluiu.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias em https://www.facebook.com/bairradainformacao/