O Sorteio de Natal do Comércio Local 2018 de Anadia que deu a conhecer o nome dos trinta contemplados, com um prémio no valor de cento e cinquenta euros cada, decorreu, no passado dia 11 de janeiro, no Cineteatro Anadia, antecedendo o concerto de Ano Novo e Reis pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com a participação da cantora Cristina Branco e do pianista Luís Figueiredo.

Mais de trezentos estabelecimentos comerciais, das dez freguesias do Município, participaram este ano no Sorteio de Natal do Comércio Local promovido pela Câmara Municipal de Anadia, em parceria com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB). O número de aderentes tem vindo paulatinamente a aumentar, de ano para ano, abrangendo, nesta sua terceira edição, praticamente todo o concelho.

De recordar que esta iniciativa tem como objetivo dinamizar a economia local, por forma a que, cada vez mais, as pessoas efetuem as suas compras no comércio tradicional.

Uma das novidades deste ano foi a oferta de um pinheiro de Natal a cada um dos participantes no Sorteio, tendo os responsáveis dos estabelecimentos sido desafiados a enfeitá-los de acordo com a sua criatividade. Os três vencedores desta edição foram a DN Eletric (Anadia), Pastelaria Vogabante (Malaposta) e a Anadiagro (Ancas). Aos três melhores enfeites foi entregue um diploma. A todos será atribuído um certificado de participação com a georreferenciação das respetivas árvores que vão ser plantadas, dentro em breve, em vários espaços públicos do concelho de Anadia. Por sua vez, a ACIB vai ainda oferecer uma anuidade, como associados, aos três primeiros premiados.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou a importância desta iniciativa para “a promoção do comércio local”, com o intuito de “levar a que as pessoas façam as suas compras localmente, gerando, assim uma dinâmica diferente na economia”.

A autarca realçou o facto de ter havido um maior número de comerciantes aderentes e de clientes que apostam no comércio local e que teve como resultado final um sorteio, cujo resultado reflete a diversidade de comércio/lojas de todo o concelho que se distinguem na escolha.

Maria Teresa Cardoso deixou ainda um agradecimento à ACIB, parceiro nesta ação, pelo apoio que tem dado ao comércio do concelho de Anadia. Quanto aos pinheiros de Natal, a autarca sublinhou que foi pretensão do Município “tornar este Natal mais verde e ecológico” contribuindo assim para “um ambiente mais sustentável no concelho”.

 

Animação de Natal com balanço “positivo”

O Sorteio de Natal do Comércio Local esteve inserido numa ação mais vasta de Animação que decorreu entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, e cujo objetivo era o de atrair o maior número de pessoas ao concelho, daí o seu o programa ter contado com um variado leque de ações, direcionado para diferentes públicos, proporcionando momentos de confraternização, contribuindo para a dinamização do concelho.

A árvore de Natal “Anadia Capital do Espumante”, única no país, com oito metros de altura e três mil garrafas de espumante, este ano instalada na Praça do Município, foi o grande cartão de visita do Município. Mesmo ao lado da árvore, na Praça Visconde de Seabra, o Espaço Anatália acolheu um vasto conjunto de espetáculos musicais e teatrais para todas as idades, tendo atraído muitas centenas de pessoas, ao longo de mais de um mês. Também o Pavilhão de Desportos e o Cineteatro Anadia foram palco de diversos espetáculos, designadamente os musicais “Grease” e “Madagáscar”, pela Yellow Star Company, que contaram com casa cheia.

A Praça da Juventude foi outro dos espaços onde decorreu a animação de Natal com a casa do Pai Natal e o Carrossel Parisiense, espaços de animação que atraíram muitas centenas crianças do concelho, e não só. Ao lado, o Parque Urbano da cidade recebeu a pista de gelo que, como já é habitual, foi um autêntico sucesso.

Maria Teresa Cardoso faz um balanço “muito positivo” da programação de Natal, considerando que “o objetivo do Município é o de proporcionar aos anadienses, nesta época natalícia, uma oferta cultural diversificada, a qual tem sido reconhecida pela população que aderiu em grande número às várias iniciativas realizadas”.

“Tivemos espetáculos de reputada cotação a nível nacional, primeiro o ‘Grease’ e depois o ‘Madagascar’, terminando a quadra com o concerto de Ano Novo e de Reis pela Orquestra Filarmonia das Beiras que contou com a participação da cantora Cristina Branco e do pianista Luís Figueiredo”, sublinhou ainda a edil anadiense.

Simultaneamente, pretende-se, com este leque de ações, “atrair ao concelho gente de vários pontos da região para que efetuem aqui as suas compras” o que tem vindo a acontecer.

 

Premiados do Sorteio de Natal:

Isabel Cortéz (Lojas M. Silva – Anadia)

Dorinda ML Santos (Mercado da Aldeia – Tamengos)

Maria Ferreira (Moto 27 – Anadia)

Alberto Manuel da Silva Alves (Armazém Lino – Famalicão)

Maria da Conceição Calado (Fernando Almeida Rosa – Avelãs de Caminho)

Micael Pereira (Pisca e Pica “O Quintal” – Poutena)

Cláudia Paranhos (Hélder Lopes da Cunha e Silva – Anadia)

Daniel Ferraz (Papelaria Lita – Anadia)

Mário Oliveira (Santiago e Claro – Anadia)

Paula Sofia de Jesus (Papelaria Luitá – Paredes do Bairro)

Emília Costa (Moita 25 – Moita)

Ilsa Silva (Utildecor – Anadia)

Maria Dionide Martins (Anferlux – Grada)

César António Castelão da Silva (Churrasqueira Pimpão – Avelãs de Caminho)

Ana Neves (Pó d’arroz – Anadia)

Maria Glória Julião (Mini Mercado Central – Vale de Boi)

Centro Social VN Monsarros (Talho Agostinho – Vila Nova de Monsarros)

Juliana Almeida Duarte Henriques (Sala Sete – Anadia)

Maria Belém das Neves Martins (Hora Livre Minimercado – Anadia)

América Figueiredo (Domus – Anadia)

Ana Carolina Fernandes Ferreira (Doce Curia Pastelaria – Curia)

Clara Oliveira (Yeap Store – Anadia)

Dino Alves (Pó d’arroz – Anadia)

Ilsa Silva (Kiko e Nô Fashion – Anadia)

Almerinda Monteiro (Ana Quintas – Avelãs de Caminho)

José Marques (Capitan Pedro – Avelãs de Caminho)

Raquel Amaral (Cantinho Agrícola – Fogueira)

João Maia (A Flor da Bairrada – Anadia)

Lúcia Pereira (Laranja e Tangerinas – Pereiro)

Ana Maria Fernandes (Churrasqueira Pimpão – Avelãs de Caminho)

 

Fonte: Município de Anadia