“A clarinetista Virgínia Costa Figueiredo, natural da Granja de Ançã (Cantanhede), vai ter uma participação ativa no novo filme co-produzido pelo norte-americano Brad Pitt, ‘The Last Black Man in San Francisco’, que será apresentado no festival Sundance a 26 de janeiro”.

A notícia foi publicada pelo Diário de Coimbra, no passado dia 10 de janeiro (http://www.diariocoimbra.pt/noticia/40240) , e o «Bairrada Informação» quis também saber um pouco mais sobre Virgínia Figueiredo, natural de França, cujo seu crescimento se deu em Granja de Ançã, no concelho de Cantanhede.

Contactada pelo nosso jornal, através da rede social Facebook, explicou que a oportunidade de participar num filme onde Brad Pitt é “co-produtor” “surgiu através de uma colaboração com o compositor do filme”. “Fui contratada para gravar as partes de clarinete e clarinete baixo para o filme, através de um ‘contractor’ local (pessoa que se especializa em contactar e contratar os músicos para tocar em Media e Filme)”, referiu.

No seu site – em www.virginiacfigueiredo.com – pode ler-se um pouco mais sobre a biografia:

 

A clarinetista Franco-Luso-Americana Virgínia Figueiredo e presentemente professora de clarinete na Moorpark College e Cerritos College, em Los Angeles.

E clarinetista principal com a Pacific Opera Project em Los Angeles, e atua frequentemente com varias orquestras na grande area de Los Angeles, inclusive a Orquestra de Santa Barbara, a San Diego Symphony, e muitas outras.

Academicamente, Virginia Figueiredo estudou na ESML em Portugal, onde trabalhou com os clarinetistas Carlos Alves e Manuel Jerónimo, e posteriormente continuou os seus estudos de Mestrado na CSUF, na California, como bolseira da Gulbenkian, e mais tarde na University of California, Los Angeles, onde recebeu o doutoramento em clarinete Performance. Dentre outros, Virginia estudou com os clarinetistas Nuno Silva, Hakan Rosengren, Gary Gray, e Burt Hara, 1o clarinete da LAPhil. Virginia Figueiredo foi a primeira portuguesa a receber o grau de doutoramento em clarinete performance.

Apresentou-se como solista em Portugal, nos EUA, e na Venezuela, e ja teve a oportunidade de participar em tours com o Divan Consort e outros grupos, pela Europa, Turquia, USA, Russia, e Taiwan. Foi premiada em Portugal pela RDP Premios Jovens Musicos, em Musica de Camara, Antena 2, e Concursos Regionais em Coimbra. Nos EUA, recebeu o 1o Premio na Solo Competition UCLA, e na Solo Concerto Competition CSUF. O CD Refuge que gravou com o grupo Divan Consort ganhou o 1o premio dos Global Music Awards, e em 2014 lancou o seu primeiro CD solo Seule, com obras de compositores Americanos e Portugueses.

Para alem de performances com grupos, Virginia Figueiredo e igualmente convidada regularmente a fazer masterclasses de clarinete na area de Los Angeles e a participar em projectos de gravacoes de Sountracks para filmes, tendo ja participado em algumas curtas metragens, gravações para programas de TV e documentários.

 

Imagem com Direitos Reservados