Dezenas de alunos de instituições de ensino do concelho anadiense receberam, na tarde de ontem (19 de dezembro), o Prémio Escolar Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa. A cerimónia decorreu no Cineteatro de Anadia, que “lotou” com familiares e amigos dos premiados.

Os protagonistas da sessão foram os melhores alunos de cada escola, mas o autor que dá nome ao prémio nunca foi esquecido, tendo sido um dos pontos altos a visualização de um video sobre a sua vida pessoal e profissional. “É uma honra para Anadia ter sido o berço de tão singular personagem”, começou por dizer Ângelo Santos, chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano, Social e Cultural, acrescentando que “é a da educação que se faz o homem” e que Anadia “é terra que congrega saberes e vontades”.

E foi pela vontade, empenho e sabedoria que, ontem, subiram ao palco do 2.º ciclo do Colégio Nossa Senhora da Assunção – Mafalda Silva e João Fontes (1.º Prémio) e Francisca Mamede e João Oliveira (Menções Honrosas); do 2.º ciclo dos Salesianos de Mogofores – Carina Moutinho (1.º prémio) e David Power e Maria Seco (Menções Honrosas); do 2.º ciclo da Escola Básica N.º2 de Vilarinho do Bairro – Mara Blanco (1.º Prémio) e Leonor Ferreira e Alexandre Soares (Menções Honrosas); e do 2.º ciclo da Escola Básica e Secundária de Anadia – Anna Shevchenko   (1.º Prémio) e Matilde Cruz e Maria Fernandes (Menções Honrosas).

No 3.º Ciclo, do Colégio Nossa Senhora da Assunção, Rita Fernandes arrecadou o 1.º prémio e Inês Carmo e Margarida Rodrigues as menções honrosas; dos Salesianos de Mogofores Inês Cerca ficou com o 1.º prémio e Constança Rocha e Rafael Matos com as menções honrosas; da Escola Básica N.º2 de Vilarinho do Bairro Joana Cruz atingiu o 1.º prémio e Francisco Santos e Henrique Jesus as menções honrosas; e da Escola Básica e Secundária de Anadia, Luísa Loureiro o 1.º prémio e Samuel Tavares e Miguel Figueiredo as menções honrosas.

No ensino secundário os prémios, no Colégio Nossa Senhora da Assunção, foram para Joana Leiria o primeiro e as menções honrosas para Marina Seabra e Matilde Tavares; e, na Escola Básica e Secundária de Anadia, o 1.º prémio foi para Carolina Oliveira e as menções honrosas para Carlota Oliveira e Francisca Ferreira.

No ensino profissional, na Escola Básica e Secundária de Anadia, Rodrigo Cruz arrecadou o 1.º prémio e Carolina Coelho e Vanessa Meles as menções honrosas; na Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada, o 1.º prémio foi para Sara Martins e as menções honrosas para João Melo e Ana Rodrigues.

No final da cerimónia Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, declarou que “graças a este prémio, todos os anos, temos a oportunidade de recordar Rodrigues Lapa”. Parabenizando os alunos das escolas “pela dedicação”, a edil não esqueceu os “professores e restantes elementos da comunidade escolar”. “Ajudam e ensinam a educar cidadãos e são os responsáveis por descobrir outros talentos que não sejam necessariamente aqueles que são alvo de avaliação”, disse ainda.

A cerimónia serviu também para que, tal como em outros edições, o Lions Clube da Bairrada tenha entregue os prémios aos melhores alunos na disciplina de Português do 12.º ano, nos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro, municípios da sua área de intervenção.

Assim, Beatriz Bastião, de Oliveira do Bairro, arrecadou o primeiro lugar e Tomás Rasteiro (Anadia) e Mariana Seabra e Joana Leiria (Colégio de Famalicão) as menções honrosas.

 

Mónica Sofia Lopes