A chegada do Pai Natal à cidade de Anadia e a inauguração das iluminações e enfeites luminosos de Natal, no dia 1 de dezembro, sábado, marcam o início de um vasto e diversificado programa de animação promovido pela Câmara Municipal de Anadia que decorrerá até ao dia 11 de janeiro de 2019.

O Pai Natal e restante comitiva, fadas e duendes, acompanhados pelas respetivas renas, irão percorrer as principais ruas da cidade de Anadia, para gáudio das muitas crianças que ali acorrerão para o ver chegar à sua “casa”, na Praça da Juventude, onde vai ficar instalado até ao “Dia de Reis”, dando assim um ar de alegria a esta quadra natalícia.

Neste mesmo dia, pelas 21h 30m, o Pavilhão de Desportos de Anadia é palco do espetáculo musical “Grease”, com a participação de Diogo Morgado e Mariana Marques Guedes, como principais protagonistas, numa encenação de Paulo Sousa Costa. No domingo, pelas 15 horas, o espaço Anatália (Praça Visconde de Seabra) recebe “Tangerina e Spirulina com a sua Concertina”, do Universo dos Pequeninos (Nadia).

Pista de gelo, animação de rua, espetáculos musicais e teatrais no espaço “Anatália”, carrossel parisiense e árvore de natal “Anadia Capital do Espumante”, com oito metros de altura e três mil garrafas de espumante, única no país, são outras das atrações do “Natal em Anadia 2018”.

O fim-de-semana de 7 a 9 de dezembro, conta com uma agenda de eventos bastante preenchida, e que arranca na sexta-feira, dia 7, pelas 21h 30m, no Espaço Anatália, com um concerto do Grupo Coral Stella Maris. No dia seguinte, sábado, pelas 16 horas, o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, inaugura a exposição “15 Anos do Museu do Vinho Bairrada”. Trata-se de um reconhecimento do Município a todos aqueles que deixaram uma marca indelével neste museu onde exibiram as suas obras, por vezes inéditas, e, nalguns casos, propositadamente concebidas para este espaço. Ainda no mesmo dia, mas às 21h 30m, o espaço Anatália recebe o espetáculo “Blue & White – Christmas Time”. No domingo, dia 9, à tarde, pelas 15 horas, o grupo “AtrapalhArte” apresenta “O Senhor do seu nariz”.

No Parque Urbano de Anadia, a pista de gelo está de portas abertas até 6 de janeiro, para aí receber os “patinadores” das 15h 30m às 20h 30m, de segunda a quinta-feira, encerrando às 22h00 à sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados a pista está em atividade das 11h às 22 horas. Horários especiais estão previstos para os dias 24 e 31 de dezembro (14h às 18 horas) e 25 de dezembro e 1 de janeiro (14hàs 19 horas).

O programa de animação “Natal em Anadia 2018” contempla ainda um grande espetáculo, que terá o Cineteatro Anadia como palco: no dia 29 de dezembro, o musical “Madagascar”, pela Yellow Star Company, com sessões às 15 horas e às 21h 30m. Ainda integrado neste programa no dia 11 de janeiro de 2019, pelas 21h 30m, realiza-se o tradicional Concerto de Ano Novo e Reis, a cargo da Orquestra Filarmonia das Beiras que este ano tem como convidada a fadista Cristina Branco, acompanhada por Luís Figueiredo.

No dia 16 de dezembro, domingo, pelas 10 horas, tem lugar um passeio cicloturistico de Pais Natais “All Together Now”, numa extensão de cerca de 10 kms planos, com partida e chegada na Praça da Juventude, em Anadia, com surpresas natalícias.

O Espaço Anatália vai ser palco ainda das atuações do Coral da Bairrada, no dia 14, pelas 21h 30m, e do Incantus, no dia 15, à mesma hora. No domingo, dia 16, pelas 15h00, o grupo de Teatro Baluarte apresenta o “Alfaiate Valentão”. No fim de semana que antecede o Natal, no dia 21, pelas 21h 30m, a Companhia de Artes de Coimbra apresenta “Bastien & Bastienne”. No dia 22, as atenções estão viradas para o Cineteatro Anadia, onde vai acontecer o Concerto de Natal, pela renascida Banda de Música de Anadia. No dia 23, pelas 15 horas, o espaço Anatália é palco do “Muda’te – Eco – Elfos”. A terminar o ano, no dia 28, pelas 21h30, atuação do Grupo de Cantares da Adabem. No domingo, dia 30, pelas 15 horas, o Viv’arte apresenta “Um sonho no Circo”. No fim de semana de “Reis”, dia 5, pelas 21h30, atuação da Orquestra Desigual da Bairrada com o “Cantar das Janeiras” e, no dia 6, pelas 15 horas, o Club d’Ancas promove uma matiné cultural com escolas de bailado do concelho.

Integradas no programa municipal “Invest em Anadia”, e em parceria com a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, decorrem, em todo o concelho, ações de promoção do comércio tradicional. Destaque para o sorteio de Natal, até 1 de janeiro: por cada dez euros em compras nas lojas aderentes, os clientes recebem uma senha de participação que os habilitará aos 30 prémios, no valor de 150 euros cada, que se traduzem num crédito a utilizar no espaço comercial onde foi realizada a compra sorteada.

Na organização e concretização deste vasto programa, o Município de Anadia conta com a colaboração da Associação Rota da Bairrada, da ACIB, e da Verallia.

 

Fonte: Município de Anadia