O V Encontro organizado pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens da Mealhada, Cantanhede, Figueira da Foz, Mira e Montemor o Velho juntou cento e setenta participantes, durante a passada sexta-feira, 23 de novembro, no Grande Hotel de Luso. As novas tecnologias e os perigos que isso acarreta, muitas vezes, para as crianças foram, entre muitos outros, assuntos focados.

Sob o mote “Ser mãe / pai no século XXI – Novos desafios da parentalidade”, o encontro recebeu elogios da Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, que enalteceu também o tema escolhido. “É muito desafiante ser mãe e pai neste século. Tenho três filhos que têm formas de comunicar e relacionar bem diferentes das que eu tive”, disse, acrescentando saber a dificuldade que é, nos dias de hoje, “conciliar a vida familiar com a profissional”. “Hoje é um dia importante porque estamos aqui a falar e a pensar nisto”, disse.

Rosário Farmhouse fez ainda eco de um estudo da Universidade do Porto que concluiu que as crianças, dos dias de hoje, são “mais informadas, mais altas, mais gordas, mais dependentes e com menos sentido de orientação”. “Sabemos que a culpa em alguns dos aspectos passa muito pelos pais, que são cada vez mais preocupados, mas também das políticas que às vezes fazem com que se coloquem bancos de pedra em locais que deviam ser parques infantis”, lamentou ainda.

Nuno Canilho, vereador na Câmara da Mealhada e responsável pelo setor da Ação Social, começou por, retoricamente, questionar: “Como é que vamos proibir o estacionamento à porta da escola, numa sociedade que até da chuva tem medo?”. O autarca deu ainda um exemplo, no município da Mealhada, que designou de “simpático e real”. “No nosso concelho temos duas respostas de ATL (Atividades de Tempos Livres), uma perfeitamente escolarizada e outra onde é expressamente proibido fazerem-se os trabalhos de casa. A resposta escolarizada tem quatro vezes mais crianças do que a outra”, disse.

Para Nuno Canilho há que “ir ao encontro dos pais, aos que são e aos que vão ser, e tentar perceber porque raio os ‘nossos’ filhos não estão a ser mais felizes agora?”.

E no final, declarou ainda que “o ano de 2019 vai ser o grande ano de articulação na Rede Social da Mealhada, entre as várias instituições do concelho”.

Ana Paula Bastos com Paula Andrade, presidente da CPCJ na Mealhada

Ana Paula Bastos, do Núcleo Distrital de Coimbra da Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal, referiu que “a pobreza e a exclusão social são problemas estruturais da sociedade que as CPCJ’s ajudam a combater”. “Ser criança, nos dias de hoje, não é tarefa fácil. Vivemos na era dos computadores, das solicitações no Facebook, dos vídeos no Youtube e das fotos no Instagram”, declarou, lamentando que não haja “tempo para se ler um livro ou, por exemplo, ajudar a avó a fazer um bolo ou a mãe a dobrar uns lençóis”.

Presente esteve também Lígia Azevedo, em representação do Ministério da Educação e da Ciência, que se focou na problemática do “sexting” (divulgação de conteúdos sexuais) e do “cyberbullying”, sugerindo, para estes casos, a utilização da Linha Internet Segura – 800 21 90 90 – e a Linha Alerta de Conteúdos Ilegais, “onde é fácil e anónimo denunciar páginas, por exemplo, que promovam a violência”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias de JOSÉ MOURA