O DPDgroup em Portugal, que detém as empresas Chronopost e SEUR, estima que o volume de actividade neste período possa atingir 2,2 milhões de encomendas, sendo que o maior número de encomendas deverá ser registado no dia 26 de novembro, rondando as 117 mil unidades.

Para fazer face a este Peak Period de encomendas em Portugal, a Chronopost e a SEUR contrataram 125 colaboradores. Além de terem aumentado, no total, em 75 o número de circuitos de distribuição, as empresas reforçaram igualmente o número de colaboradores para efetuar a triagem de encomendas, com mais 35 pessoas. No Serviço a Clientes, o incremento representa 15 colaboradores. A nível de estruturas físicas, foram criados armazéns temporários para realizar o tratamento de encomendas.

No global, o DPDgroup prevê aumentar 20% o número de encomendas em todos os mercados onde opera, alcançando um pico de actividade de 8 milhões de encomendas no dia 22 de dezembro.

O comércio online tem continuado a crescer a dois dígitos, com a facturação no e-commerce europeu a aumentar 11% para 534 mil milhões de euros, em 2017, e com uma perspectiva de crescimento de 13% para 602 mil milhões de euros em 2018 .

As encomendas do e-commerce são ainda mais significativas no final do ano, iniciando este período com a Black Friday (23 de novembro), seguida da Cyber Monday (26 de novembro) e da época de Natal. Este período acaba por se estender no Mercado CEP (Courier, Express, and Parcel) até meados de janeiro, com as revendas de artigos online e as devoluções.

 

DPDgroup está preparado para o desafio

Como a empresa referência nas entregas, o DPDgroup tem tomado medidas específicas para esta época do ano:

  • Horários de funcionamento mais alargados nas mais de 900 agências;
  • Incremento do número de circuitos de distribuição e de condutores para facilitar a procura crescente nas semanas de pico;
  • Planeamento de capacidade adicional de ligações internacionais;
  • Coordenação aumentada entre os departamentos de Operações e Vendas, com comunicação concertada com os clientes para antecipação do número de encomendas previstas.

Conhecer a empresa de entregas antes de concluir a compra é importante

Nesta época do ano tão crucial para o mercado de entregas expresso, o DPDgroup revela em primeira mão um dado fundamental da última edição do seu Barómetro e-shopper: 72%  dos e-shoppers consideram ser importante saber no momento da compra qual a empresa que vai efectuar a entrega, uma vez que se sentem tranquilos com esta informação. 

O relatório de 2018 do barómetro e-shopper DPDgroup será publicado no site e social media do DPDgroup em janeiro de 2019.

 

Fonte: DPDgroup

Imagem: Free-Photos (pixabay.com)