A Câmara Municipal de Anadia vai construir um Parque Urbano na entrada Norte da cidade. Uma obra orçada em 3.314.970,20 euros, acrescida de IVA à taxa legal, cujo o prazo de execução é de dezoito meses. Em reunião do executivo anadiense, que se realizou no passado dia 7 de novembro, foi aprovada a abertura do concurso público da empreitada.

Em comunicado, a Autarquia sublinha que é sua intenção “construir um parque verde, de dimensões consideráveis, que contribua para melhorar a qualidade de vida urbana e o equilíbrio psicossomático dos seus habitantes, capaz de gerar mais um fator de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano existente”.

“O projeto, que pretende valorizar urbanisticamente a entrada norte da cidade de Anadia, contempla uma vasta área arborizada e ajardinada, uma zona para a prática desportiva ao ar livre e edifício de apoio com sanitários, um parque infantil, uma praça central, um parque de merendas com cafetaria de apoio, um lago biológico, percursos para circulação pedonal e ciclovia e um parque de estacionamento para automóveis e autocarros”, continua o documento, que acrescenta que será um local “polivalente, implantado num terreno com topografia praticamente plana e com capacidade de ampliação futura, capaz de criar condições complementares de qualidade de vida urbana através da construção de infraestruturas de lazer e convívio, aliadas à prática desportiva num contexto não profissional”.

A intervenção, orçada em mais de três milhões de euros, “propõe soluções sustentáveis e que privilegiam a economia local, incluindo um especial enfoque no uso eficiente da energia, gestão optimizada de equipamentos, consolidação de espaços públicos e espaços verdes inovadores, adoção de mecanismos de mobilidade sustentável, assim como a promoção da criatividade e da produção cultural inovadora”.

O Parque Urbano de Anadia é uma das ações previstas no PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana) de Anadia, tendo sido objeto de candidatura submetida ao Portugal 2020, dentro da prioridade de investimento 6.5 do Eixo 7 do Programa Operacional Regional do Centro.