O Grande Hotel de Luso vai ser palco, no próximo dia 17 de novembro, de uma conferência, intitulada “Uma agenda para a coesão territorial”, com a conferencista Professora Helena Freitas. Organizado pela Associação Carta Cívica, o jantar-conferência vai ser moderado por José Manuel Portugal, ex-diretor de informação da RTP.

“Os trágicos acontecimentos de 2017, que destruíram de forma implacável uma parte importante do nosso interior, evidenciaram de forma clara e inequívoca o abandono a que votámos esta parte importante do nosso território durante décadas”, lê-se numa nota de imprensa da conferência, que acrescenta que “mais do que as diferenças entre Norte e Sul, a assimetria mais óbvia em Portugal estabelece-se entre o litoral e o interior, com o esvaziamento progressivo e acentuado deste último, e com consequências profundamente nefastas para a coesão do território e o desenvolvimento harmónico do país”.

É por isso que para a organização “este é um tema obrigatório para a próxima década em Portugal” e, na hora de escolher a conferencista, não houve dúvidas em convidar “uma das personalidades mais habilitadas e preparadas em Portugal para abordar esta temática, a Professora Doutora Helena Freitas”.

Helena Freitas é doutorada em Ecologia pela Universidade de Coimbra (1993), em colaboração com a Universidade de Bielefeld, em Alemanha, e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América (1994/1996). É Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra desde 2003 e detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável. Foi diretora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (2004-2012) e vice-reitora da mesma Universidade (2011-2015).

De 1999 a 2002 foi também presidente da Liga para a Protecção da Natureza, primeira provedora do Ambiente e Qualidade de Vida de Coimbra (2002-2005), presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (2004-2012) e vice-presidente da Federação Europeia de Ecologia (2009-2012). É Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, uma unidade de investigação no âmbito das Ciências Biológicas e Ambiente.

De 23 de outubro de 2015 a 10 de março de 2016 foi deputada na Assembleia da República e desta data até 18 de julho de 2017 foi coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

Os interessados em inscreverem-se no debate, que inclui jantar e conferência, devem fazê-lo através do correio eletrónico conferencias.cartacivica@gmail.com. O custo de cada entrada é de vinte e cinco euros.