Depois de dois anos a realizar-se na freguesia de Casal Comba, o Trail Solidário pela Hipertensão Pulmonar realiza a sua terceira edição na localidade da Vacariça, no próximo dia 28 de outubro. O evento, que tem como principal objetivo assinalar o Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crónica (APHP), uma doença rara e de diagnóstico difícil, conta, novamente, com o apadrinhamento de Aurora Cunha, antiga atleta campeã mundial de estrada.

A prova terá início no Pavilhão da Casa do Povo da Vacariça, pelas 9h 30m, e integra uma Corrida/Trail, de quinze quilómetros. A caminhada, de dez quilómetros, tem um custo geral de oito euros.

O valor da inscrição dá direito a uma t-shirt, um dorsal, seguro de acidentes pessoais e abastecimento durante o percurso.

“Com esta iniciativa, que em 2016 e 2017 registou mais de trezentos participantes em cada edição, a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar procura alertar o público para os principais sintomas e implicações desta doença, evitando a perda de muitos doentes que não se encontram diagnosticados”, lê-se num comunicado de imprensa da Câmara Municipal da Mealhada que, “à semelhança dos anos anteriores, apoia esta iniciativa, quer monetariamente (com a atribuição de um subsídio de mil e cem euros), quer logisticamente”.

Os interessados em mais informações devem fazê-lo através do número de telemóvel 914 127 716 (Teresa Carvalho) e/ou dos correios eletrónicos associacaohipertensaopulmonar@gmail.com / trail.aphp@gmail.com.

Os prémios serão muitos com registo para os três primeiros atletas masculinos e femininos na geral; por escalões; para as três primeiras equipas, constituídas por cinco atletas, independentemente do género; e ainda um leitão assado para a equipa mais numerosa a terminar o trail.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem de Arquivo com Direitos Reservados