A Associação Escolíadas promove a quinta edição do Escolíadas Júnior, um projeto artístico que pretende promover a inclusão das Artes na Educação no 1.º Ciclo e despertar o interesse das crianças pelas expressões artísticas. O projeto vai ser desenvolvido ao longo do primeiro período letivo no Agrupamento de Escolas da Mealhada e culmina na apresentação de seis espetáculos de música, teatro e dança em dezembro, no Cine- Teatro Messias, com a participação de mais de seiscentas e cinquenta crianças.

 

Já iniciou a quinta edição do projeto Escolíadas Júnior no Agrupamento de Escolas de Mealhada. Cerca de seiscentas e cinquenta crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico das seis escolas do Agrupamento de Escolas de Mealhada estão envolvidas neste projeto, que decorre durante o primeiro período letivo. A iniciativa consiste na realização de atividades de expressão dramática com as crianças, ao longo de um trimestre e culmina na apresentação de seis espetáculos, destinados a toda a comunidade. As atividades decorrem no tempo letivo dedicado à Área de Expressões, contando com o papel fulcral do professor titular no desenrolar do projeto, acompanhando e participando em todos os momentos de trabalho dos alunos. Ao longo do processo, as crianças dão os primeiros passos na Expressão Dramática e no Teatro, passando pela experiência do processo criativo até ao produto final: o tema escolhido é preparado e os trabalhos são realizados nas escolas, através de sessões de trabalho com os professores e os alunos, de ensaios e da construção de adereços e cenários, finalizando com as seis apresentações finais, aos fins-de-semana, abertas à comunidade, mediante compra de bilhete. Ao longo de todo o processo criativo, a Associação Escolíadas e profissionais das mais diversas áreas – como teatro, estudos artísticos, dança e música – garantem o apoio e preparação das crianças.

O resultado do trabalho desenvolvido ao longo deste trimestre vai ser exibido a toda a comunidade no Cineteatro Messias, nos dias 8 e 9 de dezembro. O tema escolhido, “Era uma vez o Espaço”, tem um enfoque no imaginário infantil e desenvolve as ideias da importância de cuidar de si, do próximo e do mundo à nossa volta, ao mesmo tempo que aborda algumas matérias lecionadas na escola.

De acordo com Mariana Sá, diretora artística da Associação Escolíadas, pretende-se promover “a importância do ensino das Artes nas escolas e a promoção de estímulos culturais nos alunos” dos concelhos envolvidos. O projeto é “inovador e marca a diferença” porque acontece em horário letivo, com a colaboração do professor titular, e abrangendo todas as crianças da escola. “Isto faz com que todas as famílias sejam beneficiadas pelo projeto, acompanhem o processo e vão assistir ao Teatro para ver os filhos/ netos/ irmãos”, explica. Segundo a coordenadora do projeto, Inês Duarte, o projeto “ajuda a criar públicos para as Artes, porque as crianças, com esta experiência, ganham hábitos de ir assistir a espetáculos de teatro e dança, de frequentar as salas de espetáculos, ficam mais atentas ao que existe e têm mais interesse em participar também”. Tendo em conta a transversalidade das disciplinas que são abordadas na sala de aula: para além do teatro – também são trabalhadas a música e as artes plásticas -, a experiência no global educa o público infantil para estar mais atento e recetivo a todas as expressões artísticas. Este ano letivo, o projeto pretende ainda dar a conhecer trechos de música clássica e alguns pintores conhecidos, o que proporciona às crianças conhecimentos nas áreas da música e de outras artes, abrindo horizontes, por parte das crianças e, consequentemente, dos membros das respetivas famílias.

O projeto Escolíadas Júnior teve a sua primeira edição em 2014, no Agrupamento de Escolas da Mealhada, e tem vindo a crescer de forma sustentada, estendendo-se aos concelhos de Coimbra e de Aveiro. No presente ano letivo 2018-2019, o projeto estará presente em três agrupamentos de escola, desenvolvendo-se num molde tripartido ao longo do ano, num concelho por período letivo. No ano letivo anterior, cerca de 2.000 crianças envolvidas tiveram a oportunidade de “descobrir” o seu talento para as artes e de desenvolver as suas capacidades sociais e comunicativas, com um impacto positivo no seu crescimento enquanto pessoas ativas junto da comunidade.

O projeto Escolíadas Júnior conta com o patrocínio da Fundação PT e é cofinanciado pela iniciativa Portugal Inovação Social, estabelecendo também parcerias com as autarquias envolvidas.

 

Fonte: Escolíadas – Associação Recreativo-Cultural