Taberna do Burriqueiro, na vila do Luso, e Festival Catrapim, na Mata do Bussaco, foram os vencedores do Prémio de Empreendedorismo 2018 da Fundação Luso, entidade que, em dez anos, já apoiou dezasseis iniciativas empresariais, num valor global de setenta e seis mil euros.

A Biblioteca do Casino do Luso foi palco para a entrega dos prémios, na manhã de ontem, dia 8 de outubro. O projeto empresarial Taberna do Burriqueiro arrecadou três mil euros e recebeu elogios “aos produtos belíssimos” que tem. Já o festival de artes Catrapim, que se realiza há dois anos e em 2018 atingiu trinta mil visitantes, obteve dois mil euros de prémio.

E a decisão foi unânime por parte do júri, que reuniu no passado dia 23 de agosto e é composto por Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada; Nuno Pinto Magalhães, presidente da Fundação Luso; Carlos Pinheiro, presidente da direção da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira; Claudemiro Semedo, da Junta de Freguesia do Luso; e Noémia Calado, da Fundação Luso.

“O Catrapim é já uma imagem de marca do Bussaco e é um projeto único, nestes moldes, em todo o país”, declarou António Gravato, presidente da Fundação Bussaco, garantindo que, de 2017 para 2018, o evento sofreu um aumento de dez mil visitantes, tendo atingido este ano as trinta mil pessoas. Um projeto que em 2019 já tem data marcada para os dias 22 e 23 de junho.

O gerente Mário Penetra da Taberna do Burriqueiro, onde o forte é a variedade de tapas, agradeceu o Prémio, enaltecendo o facto “do trabalho (do negócio que tem em parceria com a esposa) ser reconhecido”.

Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara da Mealhada, felicitou a Fundação Luso, pela iniciativa, e deu os parabéns aos vencedores. “Precisamos sempre destes projetos inovadores”, elogiou o autarca.

O Prémio de Empreendedorismo pretende reconhecer e apoiar projetos inovadores, já em desenvolvimento no concelho da Mealhada, com implementação no Luso, e potenciadores do desenvolvimento económico da região.

Em dez anos, já foram premiadas mais de uma dezena de iniciativas: Clube Luso Clássicos, Grupo Folclórico Tricanas de Luso, Farmácia Nova do Luso, Fundação Mata do Buçaco, Restaurante Pedra de Sal, Associação dos Apicultores do Litoral Centro, Associação Cades / Universidade Sénior, Digital Brand Builders (DBB), AquaCristalina, Dias do Avesso, Rosa Biscoito, Taxis Marionfer Lda. e Taberna do Burriqueiro.

E em 2019, Nuno Pinto Magalhães lança o repto para que “todos os premiados estejam presentes na cerimónia e façam o balanço das suas atividades de negócio”.

As inscrições para o Prémio de Empreendedorismo do próximo ano vão abrir no próximo mês de março, sendo subordinadas às áreas da agricultura, comércio, indústria, serviços e turismo. Os projetos devem estar já desenvolvidos no concelho da Mealhada, no corrente ano de 2018, e devem ter implementação na freguesia do Luso.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de JOSÉ MOURA, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/