O “1.º Festival Bussaco Summer Sounds”, cuja cabeça de cartaz é a soprano lírico-spinto Elisabete Matos, acontece de 27 a 29 de julho. A iniciativa, praticamente toda centrada nos Jardins do Palace do Bussaco, é promovida pela Orquestra Clássica do Centro em parceria com a Fundação Mata do Bussaco e a Câmara Municipal da Mealhada.

Elisabete Matos é, e segundo a organização do evento, “uma cantora soberba, dona de uma voz de grande intensidade dramática e com um timbre de pura beleza”, que conta “com mais de cinquenta papéis no seu repertório, sobretudo de compositores como Puccini e Wagner”. Atuará amanhã, sábado, pelas 21 horas, com o maestro José Eduardo Gomes e o ator José Rui Martins.

Antes disso, e já esta noite, à mesma hora, estarão, em pleno “coração” da Mata do Bussaco, Dora Rodrigues (soprano) e José Corvelo (Barítono) com ensemble da Orquestra Clássica do Centro.

No domingo, dia 29 de julho, a partir das 17 horas, ensembles de metais, madeiras e cordas da Orquestra Clássica do Centro actuarão em diversos locais da mata do Bussaco.

Em comunicado, a direção da Associação Orquestra Clássica do Centro, explica que este festival “nasce” da vontade “de trazer a música erudita a um local que alia o património arquitetónico ao património paisagístico, permitindo às pessoas usufruir da música num ambiente natural especial e paradisíaco”. “É um festival realizado, à semelhança de tantos outros por essa Europa fora, com base em orquestras residentes a que se juntam solistas e maestros convidados, com programas que dessa forma valorizam igualmente as instituições locais”, acrescenta a mesma nota.

Os ingressos para os espectáculos dos dias 27 (quinze euros) e 28 de julho (vinte euros) – uma vez que o de domingo é gratuito (apenas se paga, como habitualmente, a entrada de veículos na Mata) – podem ser adquiridos no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra; na sede da Fundação Bussaco; no Posto de Turismo do Luso; no dia dos concertos, junto ao Palace Hotel; e ainda através da internet em https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-festival-sons-de-verao-bussaco-summer-sounds-2018-48125876793?ref=ebtnebtckt

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de José Moura