Sábado, 7 de abril, 21h 30m, no Cineteatro Messias

Fernando Tordo celebra setenta anos de vida, cinquenta de canções. E é este meio século de temas que o mais emblemático dos cantores e compositores portugueses passará em revista, no Cineteatro Messias. “Estrela da Tarde”, “Lisboa Menina e Moça”, “Cavalo à Solta”, “Balada para os Nossos Filhos”, “O Amigo que eu canto”, “Meu Corpo” ou “Novo Fado Alegre” são algumas canções que fazem parte da cultura portuguesa e da vida de muitos portugueses.

photo Rita Carmo
photo Rita Carmo

Fernando Tordo compôs algumas das canções mais emblemáticas do cancioneiro da língua portuguesa, sendo considerado uma figura tutelar da música portuguesa pela extensão e originalidade da sua obra. É um dos pioneiros da música de intervenção em Portugal e, mais tarde, da música ligeira. É, também, considerado um dos maiores renovadores do Fado, pelo trabalho musical desenvolvido desde os anos sessenta e até hoje nessa área musical. E são muitos os seus temas interpretados por Carlos do Carmo, Mariza, Carminho, Amor Electro, Simone de Oliveira, Beatriz da Conceição, Ana Moura, António Zambujo, Ivan Lins e Dulce Pontes, entre tantos outros.

Nesta noite, também a Filarmónica Pampilhosense subirá ao palco, partilhando-o com Tordo. Sob a batuta do maestro Daniel Vieira, a Pampilhosense, com os seus quarenta e cinco elementos, acompanhará o cantor em algumas das composições, revestindo-as de uma sonoridade única e poderosa.

Os bilhetes para o concerto custam 12,50 euros e podem ser reservados e adquiridos no Cineteatro Messias (231 209 870), no Posto de Turismo (231 281 372) e na Biblioteca da Mealhada (231201 681).

 

Fonte: Município da Mealhada