“Com Anadia… é uma região que se candidata”. É com este lema que está a ser trabalhada a candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto. Em comunicado, o Anadia 2020 garante estar “a desenvolver as ferramentas e as estratégias para alcançar uma candidatura vencedora”.

“E o caminho”, escrevem, “é que fará a diferença”. “Interiorizar que o caminho a percorrer pode ser mais importante que o estatuto a alcançar… Pode ser o primeiro, e decisivo passo, para o sucesso”.

outdoor 8x3-01Para isso, consideram que a chave do sucesso estará no envolvimento permanente das “pessoas e dos clubes”; identificação, “com clareza, das debilidades e constrangimentos para metodicamente as mitigar ou superar”; sensibilizar “os centros de saber e do conhecimento para estudar e difundir informação sobre a realidade desportiva local”; criar “novas formas de abordagem e resolução dos problemas”; colocar “o acento tónico na generalização do desporto, investindo a sério na comunidade escola e nos mais jovens”; e chamar “ao processo as entidades tutelares do desporto, envolvendo-as num compromisso de atribuir a esta candidatura a condição de desígnio nacional”.

E o Anadia 2020 não tem dúvidas de que com esta candidatura irá: “Reforçar a dimensão nacional e internacional de Anadia e da região; colocar na agenda política o debate sobre o desporto; aumentar a participação desportiva e a qualidade de vida da população; melhorar a oferta desportiva e as condições da prática desportiva”; “mobilizar a comunidade em torno de um objetivo comum”; e ainda “criar impacto económico e social no concelho de Anadia”.

A decisão final só será conhecida em janeiro de 2019, sabendo-se que Anadia concorre com Penafiel e Odivelas, sendo que apenas um sairá vencedor. Até lá… muitas são as iniciativas que o Anadia 2020 quer levar em frente.

Logótipo humano do “Anadia 2020” acontece a 6 de maio

No próximo dia 6 de maio, pelas 9h 30m, decorrerá um “manifesto de apoio dos clubes / associações e munícipes” a esta candidatura. “Trata-se de uma caminhada do Complexo Desportivo ao centro da cidade com regresso ao local de partida”, garantiu, ao «Bairrada Informação», fonte do Anadia 2020, acrescentando que “nesse dia será desenhado o logótipo humano do ‘Anadia 2020’”.

“Anadia Wine Run” a 20 de maio

Pouco tempo depois, a 20 de maio, realizar-se-á o “Anadia Wine Run”, uma  corrida em três distâncias, que podem ser 15 km, 25 km e caminhada. “Uma grande aposta em tudo o que a região da Bairrada tem de melhor, com abastecimentos temáticos e uma paisagem deslumbrante”, garante a mesma fonte.29101342_2533676916856958_2672253816061034496_n

Os interessados podem seguir a página do evento, na rede social Facebook, em http://www.facebook.com/Anadia-Wine-Run-2533676016857048/?hc_ref=ARRgOWletV8i8OOaBtofgXc9U1OTUoyRJaePa_Vu4QRwfAQdMrvjx8HgwFGLAhMqw8Y&fref=nf

 

Compilação de informação por Mónica Sofia Lopes