A versão provisória do Orçamento da Câmara Municipal da Mealhada para 2018, no valor de cerca de vinte milhões de euros, foi analisada na reunião pública, que se realizou na manhã de 4 de dezembro. Na sessão, que “remete” para dia 18 de dezembro a votação da versão final do documento, foi ainda tornado público o protocolo entre o Município e a Associação de Carnaval da Bairrada (A.C.B.), que mantém o valor de sessenta mil euros disponibilizado pela autarquia à entidade responsável pela organização do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada.

São vinte milhões de euros de Orçamento que a Câmara da Mealhada tem previsto para o próximo ano, contudo, até daqui a duas semanas, altura em que o documento final será votado, Rui Marqueiro, presidente da autarquia, não descarta a possibilidade, “mesmo que mínima”, de haver “uma ou outra alteração”, nomeadamente, em relação a transferências de fundos comunitários que, para já, não se espera que aconteça.

A questão da possível alteração do valor final do Orçamento foi levantada por Hugo Silva, da coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada”, que quis também saber que “obras faltam no documento”. “As obras que queríamos fazer em 2018 estão todas neste documento”, respondeu o edil, lamentando não haver possibilidade para “um novo edifício municipal”. “É um grande desafio municipal, no valor de cinco milhões de euros, que só o poderemos atingir se formos abrangidos por algum financiamento”, disse.

Assim, nos principais investimentos estão as obras no Convento de Santa Cruz, Capelas e Ermidas na Mata do Buçaco, no valor de mais de oitocentos e cinquenta mil euros; um milhão e quinhentos mil euros para o Mercado da Mealhada; novecentos e trinta e dois mil euros para o Mercado da Pampilhosa; vinte e um mil e seiscentos euros para o parque de estacionamento no Luso; sessenta mil e oitocentos euros para a requalificação urbana da Pampilhosa; e cerca de quarenta e sete mil euros para a requalificação urbanística do centro histórico da Mealhada.

Estão ainda previstos dois milhões e seiscentos e trinta mil euros para a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) da Mealhada; oitocentos e oitenta e cinco mil euros para a ligação de sistemas em alta e baixa (de fornecimento de água); e quinhentos e oitenta mil euros para o fecho de redes de água.

Mais de um milhão de euros estão também orçamentados para a requalificação dos Jardins de Infância de Casal Comba, Carqueijo e Canedo e ainda intervenção na Escola Secundária da Mealhada.

O documento final do Orçamento para 2018, ao que tudo indica, será votado no próximo dia 18 de dezembro, depois de Rui Marqueiro ouvir todos os partidos ao abrigo do Estatuto do Direito de Oposição.

Mantém-se o valor de 60 mil euros para o Carnaval da Mealhada

Outro dos assuntos “discutido” pelo executivo foi o protocolo entre a Câmara e a Associação de Carnaval, que estabelece que a autarquia atribua “um apoio financeiro de sessenta mil euros à A.C.B. para a realização do Carnaval de 2018, que poderá ir até ao montante máximo de oitenta e quatro mil euros”, no caso de existirem condições atmosféricas adversas, uma vez que se trata de um risco não segurável.

Assim, e mediante a apresentação de faturas, vinte e cinco mil serão transferidos até dia 11 de dezembro; montante idêntico até dia 20 de janeiro de 2018; e dez mil euros até ao dia 20 de fevereiro.

 

Mónica Sofia Lopes