O anadiense João Rôlo está a poucos meses de realizar o sonho de participar no rali “Africa Eco Race” em moto. De 31 de dezembro a 14 de janeiro, num percurso de mais seis mi e quinhentos quilómetros, o piloto fará um trajeto que vai desde o Mónaco até ao Dakar. Ao «Bairrada Informação», João Rolo, confessa estar a preparar-se para a prova “há três anos” e que este “é um sonho com quarenta anos”.

Tem cinquenta e três anos, é natural de Anadia e responsável de uma marca de bicicletas em Portugal, mas é “a andar de mota” que o atleta se sente “em casa” desde os dezasseis anos. “Fui pioneiro nas provas em terreno nacional e cheguei a ser vice campeão nacional de todo o terreno”, afirma o piloto que, há dois anos, esteve inscrito no Rali Dakar, que acabou por ser cancelado e, no ano passado, por motivos pessoais, não conseguiu “fazer-se ao caminho”.

Agora, e a pouco mais de três meses de iniciar a aventura, o piloto João Rôlo reforça a luta de preparação física, que inclui “natação, ginásio e andar muito de mota”. “Há um dia por semana, normalmente ao sábado, em que estou o dia inteiro só andar de mota”, referiu-nos ainda.

Como desafio maior, João Rôlo nomeia “a aquisição de patrocínios”. “Fica muito caro participar num evento destes e como há a possibilidade de ter também uma equipa técnica a dar-me assistência, ainda encarece mais”, referiu João Rôlo, que enaltece, contudo, o apoio “dos muitos patrocinadores que já tem, do Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Anadia”.

A décima edição do rali “Africa Eco Race” terá cinco etapas em Marrocos, uma jornada de paragem na Mauritânia, local onde decorrerão as seis etapas seguintes, terminando com uma etapa no Senegal.21762334_10208885965649805_7709705065075788653_o

A apresentação da participação de João Rolo no rali “Africa Eco Race” teve lugar, no dia 20 de setembro, no Museu do Vinho e da Vinha, em Anadia. Presentes estiverem elementos do executivo da autarquia anadiense, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e João Marques, representante em Portugal desta prova.

 

Fotografias de José Moura