Barcouço recebe o primeiro “Encontro pela Paz” no próximo fim-de-semana. Uma iniciativa promovida pela organização Colectivo Amor e pela Associação Planalto que, para além do convívio cultural entre munícipes, pretende também angariar alguma verba que possa contribuir e ajudar as vítimas do incêndio que deflagrou na freguesia, no passado mês de agosto.

Apesar de a Câmara da Mealhada ter acionado, no início do mês de setembro um “Fundo Extraordinário de Intervenção Social” de apoio às vítimas, que foi alvo de candidaturas, a população barcoucense não quer deixar de contribuir e apoiar “quem mais precisa”.

O evento tem início no sábado, dia 23, no Parque Adriano J. Barata Martins, com iniciativas agendadas durante toda a tarde: Qi Gong, com Paulo Mariano; Yoga pela Paz com Miriam Jorge; oficina de realização de sonhos; ritual de celebração do Equinócio do Outono; círculo de cânticos, fogo sagrado; e mensagens de paz para o mundo.

Será nesta altura que dar-se-á uma largada de uma centena de pombos, “que irão transportar mensagens de paz e amor”, numa ação apoiada pela Associação de Columbofilia de Barcouço. “Depois de termos ficado com setenta e cinco por cento da freguesia toda ardida, o que mais precisamos é deste tipo de ações, que sensibilizem também as pessoas para a forma de como podem ajudar para que, assim, não volte a acontecer”, declarou, ao «Bairrada Informação», Alcides Nogueira, presidente da direção da Associação Planalto.

Ainda no sábado, mas à noite, o Salão da Filarmónica Lyra Barcoucense “enche-se”, a partir das 21h 30m, para um conjunto de propostas culturais: Taças Tibetanas (Doroteia); harpa com Beatriz Cortesão, de Santa Luzia; e violino por Fernando Meireles. Segue-se uma oficina de forró e baile com Paulo Sérgio, à meia noite o “disc-jockey” Vasco Otero; e a noite termina com danças – “Jam Session” por Ama Folk, Poeta Grau & Friends.

No dia seguinte, domingo, 24 de setembro, com início às 10 horas e partida do Jardim Público de Barcouço, realiza-se uma “caminhada pela sensibilização do que resta da floresta da freguesia, com identificação de plantas aromáticas e medicinais”.

O almoço convívio dá-se, de seguida, com porco no espeto e sardinha assada, pelo preço de cinco euros por pessoa. “Será a partir deste valor e com a receita que fizermos (parte dela será para custos com evento), que iremos depois entregar às pessoas. Estamos a falar de valores baixos, simbólicos, que pretendem, contudo, dizer que estamos presentes pela freguesia e os seus habitantes”, acrescentou o dirigente.

A tarde será composta por concertos de cavaquinhos com o Grupo Giroflé de Coimbra; gaitas de foles pelos Amigos da Ramboia; e uma arruada com a Filarmónica Lyra Barcoucense, que dará também, a partir das 18h 45m, um espetáculo no Salão, em comemoração dos seus noventa e oito anos.

O evento conta com o apoio da Junta de Freguesia de Barcouço, Câmara Municipal da Meahada, Columbófilia de Barcouço, SEY / Associação Académica de Coimbra e os Escuteiros de Barcouço.

Os interessados em inscrever-se e/ou adquirir mais informações devem fazê-lo através dos números de telemóvel 912 092 518 | 917 740 580 e/ou do correio electrónico mirmuxi@gmail.com