“Parece impossível que ainda não o seja, mas tudo indica que ainda este mês o Bussaco seja classificado como Património Nacional”. As palavras são de António Gravato, presidente da Fundação Bussaco, e foram proferidas aquando da plantação de uma árvore por parte da atriz Carla Andrino.

“Este é um espaço que é de todos nós e que ainda não tem a classificação de Património Nacional, o que acontecerá ainda este mês com certeza.Por outro lado, estamos também na corrida a Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e muito focados nessa candidatura”, disse António Gravato, garantindo que “a Mata Nacional do Bussaco é o terceiro local mais visitado na região, sendo a Universidade de Coimbra a primeira e o Portugal dos Pequenitos a segunda”.

“Gosto muito de vir a esta zona e ao Bussaco. Até já aqui passei uma passagem de ano. É maravilhoso!”, elogiou.carla_andrino_265

A plantação, envolta em muita emoção e surpresas, contou com a presença de muitos alunos da  Universidade Sénior CADES – Cooperação Artística Desportiva Educativa e Social – que levaram t-shirts onde se lia uma frase mítica da artista: “Ousa ser feliz!”.

“Aqui (na Fundação) ousamos ser competentes e ousar é uma palavra com muita força!”, continuou o presidente da Fundação Bussaco, concluindo que “hoje todos os que aqui estão ousaram retribuir-lhe a coragem que tem tido nos últimos tempos”.

Recorde-se que Carla Andrino fez, recentemente, tratamentos de quimioterapia para combater um cancro de mama. “Hoje foi claramente dos momentos mais marcantes e

emocionantes em toda a minha vida”, disse, bastante emocionada, a atriz, garantindo que “estar-se na vida é também uma ousadia”.