O Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, no concelho de Anadia, volta a ser palco, até ao próximo domingo, dia 10 de setembro, da junção dos melhores vinhos e produtos gastronómicos da Bairrada. Este ano, o evento tem novidades onde se destacam a própria designação – agora “BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017” -, a organização e promoção de jantares vínicos por parte dos produtores e ainda a realização de um concurso fotográfico, que premeia os melhores retratos da região, com especial foco na trilogia vinho, gastronomia e território. A inauguração acontece hoje, sexta-feira, dia 8, pelas 17 horas, e conta com a presença de João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto.

É o quinto ano consecutivo da sua realização e os promotores do evento – Comissão Vitivinícola da Bairrada, Município de Anadia e Turismo do Centro de Portugal –, “brindam” à época da vindima e não esquecem o mote da sua origem: “promover o que de melhor a região tem, capitalizando para (re)afirmar a identidade Bairrada através da promoção dos seus produtos mais emblemáticos, como sejam os vinhos e espumantes Bairrada – com certificação de Denominação de Origem –, mas também a sua gastronomia ímpar, com destaque para o leitão da Bairrada, o pão da Mealhada e a sua riquíssima doçaria regional: ovos moles de Aveiro, Amores da Curia, queijadas de Águeda, Folar de Vale de Ílhavo, entre outras iguarias”.

Durante os três dias a oferta é imensa e para quem quer simplesmente conhecer o espaço (onde estão representados dezenas de produtores) a entrada é gratuita. Se, por outro lado, o interesse for o de participar, então, hoje, depois da inauguração oficial da Feira, mais concretamente às 18 horas, decorre uma prova intitulada “Espumantes da Bairrada . Uma Seleção do Enólogo Francisco Antunes”, que tem um custo de participação de dez euros. Seguem-se as entregas de prémios dos Concursos de “Espumantes” e de “Fotografia” da Bairrada. O jantar, no Velódromo, tem um custo de trinta e cinco euros e é servido pelo restaurante mealhadense Pedro dos Leitões.

Tanto no sábado como no domingo a abertura da Feira acontece às 15 horas e para quem pretender comprar “copo e bolsa” o valor é de três euros, com desconto de um euro para quem apresente convite.

Amanhã, dia 9, pelas 18 horas decorrerá a prova “Bairrada de Ontem e de Hoje, em Viagem por um Terroir Único”, comentada por Luís Lopes, que tem um custo de vinte e cinco euros. Os jantares vínicos nesse dia decorrem “fora das portas” do Velódromo:  “as Caves São João, em Sangalhos, promovem um invulgar jantar ‘in loco’; já o produtor Mário Sérgio Nuno, da Quinta das Bágeiras, elegeu o afamado restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada, para a realização do seu jantar”. O valor dos jantares é igual nos dois casos: trinta e cinco euros por pessoa, com vinhos e IVA incluídos. As inscrições devem ser feitas junto de Sandra Monteiro, das Caves São João (geral@cavessaojoao.com, 234 743 118 ou 917 223 382), e, no caso da Quinta das Bágeiras, junto de António Paulo Rodrigues, do Rei dos Leitões (reidosleitoes@sapo.pt ou 936 200 714).

No domingo, o Velódromo recebe, pelas 16 horas, a prova “Brancos e Tintos da Bairrada. Uma Seleção de Enólogo João Soares”, que tem um custo de dez euros. As reservas para esta e as outra provas devem ser feitas através do correio electrónico margaridaricardo@grandesescolhas.com e/ou do número de telefone 215 806 309.

O “BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017” é produzido pela revista “VINHO Grandes Escolhas” e conta com o apoio da Rota da Bairrada, do Instituto da Vinha e do Vinho, da ViniPortugal, entre outras entidades, e é financiado pelo Programa Operacional Regional CENTRO 2020.