A ventosaterapia é uma das técnicas que constituem a prática da Medicina Chinesa. Trata-se de um tratamento com técnicas de massagem ou aplicação simples administradas por vácuo, que tem vindo a ser motivo de polémica, pelas marcas deixadas no corpo após a sua aplicação, sendo ultimamente visto em várias celebridades, nomeadamente atletas olímpicos de renome.

O método de aplicação de ventosas tem evoluído ao longo de milhares de anos, sendo uma forma terapêutica que não é exclusiva da Medicina Chinesa! A história revela que a aplicação de ventosas vem já de outras civilizações como a egípcia, a grega, comunidades indígenas americanas, entre outras, utilizando instrumentos como chifres de búfalo, bambus e até sanguessugas!

Hoje em dia os materiais das ventosas são maioritariamente acrílico ou vidro, aplicadas por bomba de sucção (nas de acrílico) ou com técnicas de fogo (nas de vidro), retirando o ar de dentro da ventosa para sua aplicação imediata. Esta última técnica, apesar de parecer arrojada é segura, desde que praticada por profissionais qualificados, naturalmente!

A aplicação de ventosas fixas, pela concepção da Medicina Chinesa, tem a capacidade de desintoxicar o organismo e promover a irrigação sanguínea e energética (linfática, se assim podemos fazer a analogia), actuando em casos de estagnação, obrigando a uma melhor irrigação das áreas que estão em défice.

A aplicação de ventosa deslizante promove a circulação sanguínea e aumenta o fluxo de linfa, fazendo, além do trabalho metabólico, exercício mecânico sobre as fibras musculares, serve também para tratamento de celulite quebrando cápsulas adiposas que a constituem.IMG_20170606_134803

Resumindo, os benefícios da aplicação (correcta!!) de ventosas, seja fixa ou deslizante, são imensos, tendo como exemplos principais:

Melhoria da circulação sanguínea e linfática

Aumento da flexibilidade muscular com tratamento de lesões (contracturas,  fibroses, etc)

Redução de edemas

Apoio no tratamento metabólico de vários órgãos

Tratamento de celulite

As marcas que as ventosas deixam após a sua aplicação, são normais e servem muitas vezes de indicadores de alguns parâmetros da saúde do paciente! Estas marcas não são dolorosas  e passam sem necessidade de tratamento específico. Por isso, quando vir bolinhas negras no corpo de alguém, não se assuste, pode ser simplesmente ventosaterapia!

O tratamento com ventosas não é, no entanto, inócuo! Existem algumas contra-indicações e cuidados a ter na sua aplicação, pelo que deverá SEMPRE, procurar um profissional devidamente qualificado para que se possa submeter a esta fantástica terapia sem riscos!

 

Paula Gradim

Especialista de Medicina Chinesa