O lançamento da trigésima quinta revista “Pampilhosa, Uma Terra e Um Povo”, do Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa (GEDEPA), referente ao ano de 2016, vai ser apresentada no sábado, dia 3 de junho, pelas 17 horas, na Casa Rural Quinhentista. A cerimónia contará ainda com provas e apresentação do doce “Randulfe” e dos licores “Maria Gomes”. As entradas são gratuitas.

Há trinta e cinco anos que a revista “Pampilhosa, Uma Terra e Um Povo” é, sem interrupções, publicada na vila pampilhosense. “A revista de 2016 que devia ter sido apresentada em dezembro, só vai ser agora, por problemas de logística, contudo, é bastante interessante e traz ‘consigo’ outras novidades”, declarou, ao «Bairrada Informação», Ana Cristina, presidente da direção do GEDEPA.18838686_1514982251859907_978350673_o

A dirigente enaltece diversos artigos da publicação, tais como, “Paulo Bergamin – Um momento para lembrar”, “que era o proprietário do Chalet Suiço”, escrito por Mário Rui Cunha; “Villa Papiliosa – Um ensaio de Arqueogeografia”, de Fernando Jorge; e “Há 50 anos – 2 jornais emblemáticos na Pampilhosa: Caminho e Jornal do Centro”, da autoria de Carlos Cabral.

O livro, que tem um custo de dez euros, será apresentado por Ana Pires, que apresentará na obra uma retrospetiva dos “trinta e cinco anos da revista”, garante Ana Cristina, lembrando que, em 2017, haverá outra revista, no final do ano, “centrada nos novecentos anos da Pampilhosa”.

Mas o encontro do próximo sábado trará ainda “um doce designado de ‘Randulfe’”, que será dado à prova. “Terá o formato do marco do Lorvão, o L (que recorda a doação das terras da Pampilhosa ao Mosteiro de Lorvão feita por Gonçalo Randulfo e seu filho, Telo Gonçalves)”, explica a presidente da direção do GEDEPA, enaltecendo o facto do doce ser feito com produtos da região, tais como, “uvas e nozes”.

Para além desta prova, o evento conta com o lançamento, e também prova, dos licores “Maria Gomes”, do pampilhosense, enólogo e produtor de licores artesanais, Jorge Gomes, que presta um tributo à filha dando o seu nome aos licores.

“Vai ser uma tarde cheia de surpresas e, por isso, convidamos toda a população a juntar-se a nós”, concluiu Ana Cristina.