A Câmara Municipal da Mealhada apresenta hoje, sexta-feira, dia 19 de maio, às 10h 30m, na sede da Junta de Freguesia da Pampilhosa, em conferência de imprensa, o programa “Pampilhosa 900 anos – 9 séculos de história”.

Na Agenda Municipal, do mês de maio, lê-se que a 28 de maio, pelas 14h 30m, o “GEDEPA – Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa realiza mais uma edição do cortejo etnográfico e de oferendas, dando continuidade à reposição de usos, costumes e tradições desta vila do concelho da Meahada”.DSC02432

“Esta edição está inserida nas comemorações dos novecentos anos da história da Pampilhosa, destacando-se o quadro de abertura do cortejo, com a entrega do pergaminho de doação das terras da Pampilhosa por Gonçalo Randulfo e seu filho Teço Gonçalves, ao Abade Eusébio do Mosteiro de Lorvão. Seguem-se alguns quadros da vida quotidiana dos nossos avós, em contexto de trabalho, festa e romaria”, lê-se ainda na mesma nota.

O evento conta com a colaboração de algumas associações da freguesia, do povo da Pampilhosa, com o apoio da Junta de Freguesia e Câmara da Mealhada, e terá início às 14h 30m, na Rua de Coimbra, terminando no Largo do Freixo. A animação estará a cargo do Grupo Folclórico de Acipreste – Alcobaça.

Apesar de a data só se assinalar a 28 de junho, os festejos começam já neste mês de maio.

 

Fotografia de Vítor Matos, presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa, junto aos marcos do Mosteiro do Lorvão, que serão colocados um à entrada da vila e outro no Alto Cristóvão.