SÍNTESE

O BI – BAIRRADA INFORMAÇÃO, UNIPESSOAL LDA, é um jornal online, sem publicação em edição impressa, que utiliza as boas práticas de Governo Societário.

É um jornal completamente independente e tem por base códigos de ética e deontologia que a gestão e o jornalismo estão obrigados.

A importância da qualidade das práticas de governo societário é cada vez maior, sendo essas práticas um pilar fundamental do sucesso sustentável da nossa empresa.

 

 

MISSÃO

A nossa missão é fazer um jornalismo o mais independente possível, sem obedecer a pressões nem interesses das diversas áreas e organismos da região a que nos propomos laborar. Temos como ideais a isenção e idoneidade tanto da parte da administração, bem como, do responsável editorial e jornalístico.

O ano de 2016 foi o momento escolhido para o lançamento deste projeto, tendo apenas sido possível perto do final do ano.

O BI, Bairrada Informação, é um jornal de formato exclusivo online, que iniciou a sua atividade em 21/09/2016 registando a 03/11/2016 o lançamento do seu site.

Os resultados obtidos foram de encontro aos que a gerência tinha em mente dado que no ano em vigor, ao seu lançamento, teve menos de dois meses de atividade. Em termos de atividade jornalística constatamos, de dia para dia, o aumento de leitores e de visualizações de notícias, estando, neste momento, já a ser uma referência nos concelhos a que incidimos (Anadia, Cantanhede e Mealhada). Na parte financeira, como jornal independente que é subsiste da venda de publicidade e da prestação de serviços a outros órgãos de comunicação social de maior abrangência regional.

 

A EMPRESA

O BI, BAIRRADA INFORMAÇÃO, UNIPESSOAL LDA., é uma empresa, com sede na Rua Eça de Queirós, Loteamento Quinta dos Coutos, Lote 6, 2.º J 3050 – 385 Mealhada e tem, para já, como objetivo a edição de notícias online dos concelhos de Anadia, Cantanhede e Mealhada.

Está na internet em www.bairradainformacao.pt e no facebook em http://www.facebook.com/bairradainformacao/

Dadas as necessidades, a empresa fez a admissão de uma funcionária a 17/10/2016, com contrato a termo certo, tempo parcial com inicio a 19/10/2016 e termo a 19/10/2017 recorrendo à Segurança Social o desemprego a tempo parcial.

A atividade de gestão e estratégia comercial, estão a cargo do sócio gerente, não tendo a jornalista qualquer função nestas áreas, até porque seria incompatível com a Carteira Profissional de Jornalista.

 

EDIÇÃO E JORNALISMO

A edição e jornalismo está a cargo da jornalista Mónica Sofia Brás de Gouveia Lopes, detentora da carteira profissional n.º 9091, e licenciada em Ciências da Informação pelo Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra).

Uma jornalista isenta, idónea e que respeita, escrupulosamente, os códigos de ética e deontológico a que o jornalismo e os jornalistas estão obrigados mantendo sempre o rigor e isenção associado à profissão. De salientar que a responsável editorial e jornalística não tem qualquer atividade paralela remunerada, com a que exerce no Bairrada Informação. A mesma, tem toda a autonomia para exercer a sua atividade de forma profissional e rigorosa

 

ESTRUTURA CAPITAL

O Bairrada Informação tem um capital social de 2.500,00 euros representado por uma quota de igual valor nominal, pertencente ao sócio Nuno Miguel Ribeiro Fresco Vaz Rodrigues, de nacionalidade portuguesa, natural de Coimbra (Sé Nova), Concelho de Coimbra e residente na Rua Eça de Queirós, Loteamento Quinta dos Coutos, Lote 6 – 2.º J, 3050 – 385 Mealhada.

 

ÓRGÃOS SOCIAIS

Os órgãos sociais da empresa são representados por um único sócio, Nuno Miguel Ribeiro Fresco Vaz Rodrigues, com morada na Rua Eça de Queirós, Loteamento Quinta dos Coutos, Lote 6, 2.º J 3050 – 385 Mealhada.

Possui uma licenciatura em Contabilidade e Auditoria e uma pós graduação em Gestão Empresarial, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra

Tem como função a gestão e estrutura comercial da empresa.

Exerce a profissão de administrativo no Sindicato dos Bancários do Centro, com sede, na Avenida Fernão de Magalhães n.º 476, 3001 – 958 Coimbra, desde 1 de Março de 2009.

 

PARTICIPAÇÕES SOCIAIS

O Sócio Nuno Miguel Ribeiro Fresco Vaz Rodrigues, possui uma participação de 20% na empresa A2N – CONSULTORES LDA, com sede na Rua Central n.º 115 Casais do Campo, 3045 – 039 S. Martinho do Bispo, Coimbra.

Esta empresa tem como atividade principal o de consultoria para os negócios e a gestão não existindo qualquer ligação profissional entre ambas.

De referir que o sócio, não tem qualquer ligação nem obrigação perante a gestão da A2N – Consultores LDA.

 

FISCALIZAÇÃO

O Bairrada Informação está sujeito à fiscalização feita pelos organismos responsáveis do estado, autoridade tributária e Segurança Social, bem como o seu técnico de contas, sendo que este tem deveres e obrigações perante a ordem onde se encontra inscrito e que também tem legitimidade para fiscalizar o trabalho do seu associado. Como, a empresa, possui contabilidade organizada, está obrigada a possuir um técnico oficial de contas que, no caso, é o dr.º Álvaro Jorge Estevão Simões Lopes, inscrito na Ordem dos Contabilistas Certificados com o n.º 87064. As contas da empresa são preparadas de acordo com os normativos nacionais e internacionais efetuando o respetivo relatório de informação de gestão numa perspectiva de contabilidade geral e analítica a fim de cumprir as obrigações e legislação fiscal do nosso país.

Como microempresa, não tem outros meios de fiscalização interna estando a idoneidade, seriedade, independência e rigor da gestão a cima de todos e quaisquer interesses externos que possam surgir.

 

ORGANIZAÇÃO INTERNA

A organização interna está devidamente redigida nos nossos estatutos e não sofreu qualquer alteração. Apesar de ser uma pequena instituição tem sempre presente as obrigações enquanto entidade que respeita o código de ética e deontológico que todos os gestores estão obrigados mas também incentiva as boas práticas de ética e deontológica a que as empresas de comunicação social estão obrigadas, bem como os jornalistas.

 

REMUNERAÇÕES

O Sócio gerente Nuno Miguel Ribeiro Fresco Vaz Rodrigues não aufere qualquer tipo de remuneração, conforme acta n.º 1 e aprovado pela Segurança Social.