Percorrer o mundo sem sair de Barcouço. É mais ou menos isto que está a fazer a comunidade educativa do Jardim de Infância Drª. Odete Isabel. O projeto pedagógico “O mundo inteiro cabe na minha escola”, a decorrer no corrente ano letivo, foi divulgado numa rede social em finais do passado mês de setembro e, desde então, já chegaram quatrocentos e cinquenta postais de quarenta e cinco países. Há poucos dias, e após ter tido conhecimento do projeto, também Marcelo Rebelo de Sousa não quis ficar de fora e o seu postal causou “euforia” nas crianças da instituição.

Tudo começou em finais do mês de setembro, no Dia Mundial do Turismo, com a criação de uma página do projeto numa rede social, onde “as pessoas são desafiadas a enviarem-nos postais dos locais onde vivem e/ou por onde passam, em Portugal e fora do país. Pretende-se com isto descobrir o mundo e toda a sua diversidade cultural, tais como, a língua e a gastronomia”, começaram por explicar, ao «Bairrada Informação», as técnicas e mentoras do projeto do Jardim de Infância Drª. Odete Isabel, Cristina Vasco, Elsa Marques e Elisa Veloso.

“E é muito giro vermos chegar postais de pessoas que nos descrevem um bocadinho dos locais onde vivem. Algumas nem sabemos quem são. Por outro lado, é engraçado ver a euforia das crianças, diariamente, em saber se chegou algum postal”, declarou Cristina Vasco, que referiu ainda a importância pelo facto do postal ser enviado pelo correio.

Ao nível geográfico, o projeto está a ser “muito importante” para estas crianças que frequentam Creche, Jardim de Infância e Actividades de Tempos Livres. “Como temos meninos filhos de pais estrangeiros e outros colegas emigraram com a família, as crianças têm curiosidade em saber para onde foram. Muitos deles pedem aos pais para irem a alguns países só para trazerem um postal… é uma envolvência muito gira”, explicaram-nos ainda as funcionárias da instituição.

Postal do Presidente da República em lugar de destaque

Os postais estão afixados em painéis no corredor principal da valência da Infância da instituição e o espaço torna-se agora uma imensidão de vários pontos do mundo, onde se destaca o postal do PresidDSC01906ente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. “Como estou na sala dos meninos de cinco anos, que já compreendem melhor as temáticas, resolvi falar de Ditadura, Monarquia e República e no caso concreto de Portugal. As crianças desafiaram-me a enviar um email ao Presidente da República e eu acedi ao pedido”, explicou Cristina Vasco.

Um correio eletrónico que levou a explicação do projeto e em que a resposta não se fez tardar e chegou “em forma de postal de Boas Festas”.

Meta de número estimativo de postais vai ser ultrapassada

A meta de quinhentos postais até ao final do ano letivo “deverá ser facilmente ultrapassada e isto deixa-nos muito felizes”. “Os pais reconhecem muito este trabalho e têm noção que as crianças nunca mais vão esquecer esta aprendizagem”, disse ainda Cristina Vasco.

Para quem quiser fazer parte do projeto deve enviar o postal ou postais para Jardim de Infância Drª. Odete Isabel – Rua do Quarteirão, n.º 2 – 3050-094 Barcouço (Portugal).